Como esta empresária está ajudando o povo da Ucrânia
Alice Min Soo Chun inventou uma luz solar portátil auto inflável
Alice Min Soo Chun, co-fundadora e CEO da Solight Design, deu milhares de lanternas de luz solar portáteis e dobráveis para pessoas na Ucrânia.
Alice Min Soo Chun empacotou 1.000 lanternas dobráveis em três malas gigantes. Pouco depois do Natal, ela levou sozinha para a Ucrânia devastada pela guerra. Seu objetivo: distribuir o máximo possível de lâmpadas solares portáteis que ela criou para o maior número possível de crianças em hospitais.
“Quero que essas crianças saibam que não nos esquecemos delas e que o mundo se importa com elas”, disse Chun, cofundador e CEO da Solight Design. “Quero dizer a eles que a luz é basicamente como segurar o sol em suas mãos… e a luz de sua imaginação é ainda mais poderosa que o sol – e que eles vão superar isso.”
Os ataques russos à rede de energia da Ucrânia deixaram muitos sem energia. Depois que Chun conversou com um hospital infantil em Lviv, na Ucrânia, ela disse que soube que muitos pacientes jovens estavam com medo e lutando durante os apagões. Ela também disse que aprendeu em um hospital que as enfermeiras estavam cozinhando comida para bebês na Unidade de Terapia Intensiva e não tinham luz e energia, e estavam tendo dificuldades até mesmo para ferver água.
Chun, 57, que foi homenageada na lista Know Your Value e Forbes de 2022 “50 Over 50,” Impact, sabia que tinha que ajudar.
A empresária já havia entregue seus “SolarPuffs” em estilo origami para crianças em Porto Rico após o furacão Maria em 2017. As lanternas também foram distribuídas para países engolfados pela guerra ou áreas atingidas por desastres nacionais, incluindo Nepal, Haiti, Gana, Libéria e muito mais.
“Quando demos nossas luzes coloridas [para as crianças em Porto Rico], foi mais fácil para elas relaxarem e adormecerem. Eles usaram uma luz azul como luz noturna, o que os ajudou à noite… Então, quando ouvi sobre as crianças na Ucrânia, disse: ‘Tenho que ir e levar essas luzes para eles’”, disse Chun.
As lanternas, disse Chun, são pagas por Bob Iger, CEO da The Walt Disney Company. Iger procurou Chun depois que sua equipe viu seu trabalho apresentado em “Gutsy”, programa da Apple TV+ de Hillary e Chelsea Clinton, que destaca algumas das mulheres mais corajosas e ousadas do mundo.
Para chegar à Ucrânia, Chun teria ido para Cracóvia, na Polônia, e depois pegado um trem de seis horas para Lviv. Ela planejava entregar as lanternas para crianças em três hospitais.
Fonte: nsnbcnews