Copa do Mundo masculina terá trio de arbitragem feminino pela primeira vez
Tem brasileira no trio onde francesa será a primeira árbitra a apitar um jogo de Copa do mundo
A Fifa escalou três mulheres para comandarem a arbitragem na partida entre Costa Rica e Alemanha. O jogo será nesta quinta-feira (1º/12) vai marcar a primeira vez na história das Copas do Mundo masculina que a FIFA escala um trio feminino para atuar.
A honra vai ficar para a excelente árbitra francesa Stéphanie Frappart nesta partida que vale vaga nas oitavas de final. O Brasil também estará representado neste trio pela assistente Neuza Back que será uma das bandeirinhas ao lado da mexicana Karen Diaz.
“É um evento histórico”, escreveu a Fifa no comunicado em que divulgou a escala.
E o trio feminino vai apitar uma importante partida do mundial porque tanto a Costa Rica quanto a Alemanha têm chances de classificação — no mesmo grupo ainda tem Espanha e Japão que também com chances.
As árbitras mulheres haviam sido “convocadas” pela Fifa para esta edição de 2022 da Copa do Mundo pela primeira entre os juízes, mas ainda não tinham sido “escaladas”, e a espera finalmente chegou ao fim. São seis no total: três árbitras e três auxiliares. Além deste trio escalado, Kathryn Nesbitt (EUA), Yoshimi Yamashita (Japão) e Salima Mukansanga (Ruanda), são as outras três que estão no Catar aguardando uma oportunidade.
Foto: Reuters