Crédito para municípios atingidos por chuvas é aprovado pela Câmara de Deputados
MP destina crédito para socorrer municípios atingidos pelas fortes chuvas no País. Foto: Divulgação/Evair de Melo
A Câmara dos Deputados aprovou nessa terça-feira (15) a Medida Provisória 1030/2021, que libera R$ 450 milhões para socorro às vítimas das chuvas no país. O dinheiro será utilizado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional para realizar ações de defesa civil e assistência a desabrigados e vítimas das enchentes.
Os recursos virão do Tesouro Nacional, provindos da receita da União com concessões e permissões.
Evair de Melo, deputado federal e vice-líder do governo na Câmara, foi o relator da medida em plenário. “A medida é de extrema importância para todos os estados e municípios que sofreram com as fortes chuvas. Precisamos dar o auxílio que nossos cidadãos precisam. Nosso serviço é com a população e o seu bem-estar, é cuidar dos nossos”, defendeu o parlamentar.
No ano de 2020 fortes chuvas atingiram o Espírito Santo. O parlamentar esteve presente em algumas cidades, além disso, no início de 2021 publicou uma cartilha orientando aos municípios atingidos pelas chuvas deste ano, em como deveriam proceder para terem o auxílio do Ministério do Desenvolvimento Regional.
“Como deputado federal e vice-líder do Governo na Câmara dos Deputados, meu principal objetivo é garantir recursos de transferência obrigatória de forma rápida para todos os municípios que se encontram em situação de emergência e calamidade pública. Dessa forma, essas cidades poderão garantir o restabelecimento de serviços essenciais, reconstrução de infraestrutura e até mesmo reformas habitacionais, ajudando todos os prejudicados pelo desastre ocorrido, para trazer um socorro para população capixaba”, afirmou Evair.