Defesa Civil de Vila Velha participa de oficina sobre mapeamento de risco
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Sempdec) participou, nessa quarta-feira (16), de uma oficina sobre mapeamento de risco ofertado pelo Governo Federal, e realizado de forma remota. O gerente de Prevenção, Mitigação e Preparação, Gilvandro Pinto, foi o representante da pasta na ocasião.
A oficina integra um ciclo de debates que evolve dinâmicas de grupos focais e o seminário nacional de Mapeamento de Risco para a Governança de Desastres.
Essa iniciativa está sendo articulada entre a Secretaria Nacional de Periferias (SNP/MCidades), Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC/MIDR), Serviço Geológico do Brasil (CPRM/MME), Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres (CEMADEN/MCTI) e Projeto Multirrisco (UFABC/URN). Também conta com a participação de representantes de pesquisadores, órgãos governamentais, sociedade civil, movimentos e organizações sociais e lideranças comunitárias.
Além da Sempdec, participaram da oficina órgãos de defesa civil de Jaboatão dos Guararapes (PE), Juiz de Fora (MG), Nova Friburgo (RJ), Petrópolis (RJ), São Sebastião (SP), Gurujá (SP), Vitória (ES) e Rio Branco (AC).
O secretário Municipal de Proteção e Defesa Civil, coronel Marcelo D’Isep, destaca a importância da iniciativa. “É de extrema importância a participação dos municípios nessa discussão, pois os desastres acontecem nos bairros, nos distritos, ou seja, na ponta da linha onde se encontra e vive o cidadão”, afirma.
Vila Velha tem sido referência no Estado no fortalecimento das ações na área. A Sempdec tem mapeado as 104 áreas de risco geológico de Vila Velha, identificadas no Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), e cadastrando todos os moradores que residem nessas áreas.
“É um orgulho participarmos de uma discussão nacional. Isso mostra que estamos no caminho certo e, efetivamente, fazendo a gestão do risco de desastres – ações de prevenção, mitigação e preparação. A nossa preocupação é a preservação de vidas”, ressalta o secretário.