Dengue: Vila Velha tem primeira dose oficial
Município foi escolhido na região para a ação simbólica
“Meu filho está imunizado, graças a Deus”. O misto de alegria e alívio é de Micheline Ramos da Cruz, mãe de Miguel Francisco Pessanha, de 10 anos, que foi imunizado contra a dengue na manhã desta segunda-feira (26) em uma ação na unidade de saúde de Divino Espírito Santo.
A ação marcou, de forma simbólica, o início da vacinação contra a dengue na Região Metropolitana da Grande Vitória e contou com a presença de diversas autoridades, como o governador Renato Casagrande; o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo; a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa.
Além de Miguel, na ação desta segunda-feira, também foram vacinadas outras crianças: Lara Rissi Coutinho, Marianna Dias, e Kaysla Jasmim de Souza, de 10 anos, e Thais Cecato e Maria Fernanda Araújo, de 11 anos. Vila Velha recebeu 11.026 doses e já foram imunizadas, até esta segunda-feira, cerca de 500 crianças.
O ato funciona também como incentivo para pais e responsáveis por crianças de 10 e 11 anos. “É preciso que todos cumpram essa tarefa importante de salvar vidas, de proteger contra a dengue, que é uma doença que tem tirado a vida de pessoas em todo o país”, disse Casagrande.
Ele afirmou que 2.200 crianças já foram imunizadas contra a doença no estado e que, em três meses, vão receber a segunda dose e declarou estar na expectativa para a chegada de doses suficientes para vacinar pessoas de outras faixas etárias.
Borgo destacou que, além de campanhas de conscientização da importância de vacinação, Vila Velha tem contado com ampliação de estratégias de combate ao mosquito transmissor da dengue.
“Nossos agentes de endemias intensificaram as visitas a residências, onde 80% dos focos dos mosquitos estão concentrados, para certificar que não tem água parada. Vila Velha está fazendo a prevenção, mas erradicar essa doença do Brasil é uma missão de todos nós”, comentou.
Já a secretária de Saúde celebrou o fato de Vila Velha ser um dos 23 municípios contemplados neste momento com a vacinação contra a dengue. Ela mencionou a facilidade no agendamento online, enfatizou a necessidade de os pais ou responsáveis levarem as crianças de 10 e 11 anos para se imunizar e destacou a necessidade de cada um fazer a sua parte para evitar a proliferação do mosquito.
“A vacina previne contra a doença, mas é fundamental que todos façam a sua parte eliminando os possíveis focos de dengue dentro dos seus quintais”, explicou Cátia.
Vagas disponíveis
No site da prefeitura de Vila Velha, foram abertas mais 600 vagas para agendamento da imunização contra a dengue. A vacinação vai acontecer neste sábado (2), das 11h às 18h, no Shopping Praia da Costa.
Dengue em Vila Velha
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram registrados neste ano, até 17 de fevereiro, 1.505 casos de dengue. Em 2023, foram 14.797 casos. Dados do último boletim epidemiológico apontaram que os três bairros com maior número de notificações são Praia da Costa, Ataíde e Glória.