Deputado Ferraço pede ajuda ao governador para Santa Casa de Cachoeiro
Em seu discurso, Ferraço disse que a instituição corre risco de não ter condições de manter os serviços que presta à população
O deputado estadual, Theodorico Ferraço, fez um apelo em nome da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro. A instituição centenária, referência em atendimentos de urgência e emergência no sul do Estado, vem passando por problemas financeiros há alguns anos.
Em seu discurso, na sessão plenária dessa quinta-feira (16), o deputado descreve a atual e grave situação, dizendo que a Santa Casa está na UTI. Ele ainda contou que a entidade realizou um empréstimo com a Caixa Econômica Federal para pagamento de dívidas, agravando ainda mais sua situação, por conta dos altos juros cobrados.
Ferraço aproveitou para fazer um pedido ao governador do Estado, Renato Casagrande, para que ele olhe para Cachoeiro. Que a instituição seja ajudada financeiramente, para que os serviços possam ser mantidos e a população continue sendo assistida.
“Por mais de um século, a Santa Casa tem sido de fundamental importância para o sistema de saúde pública do sul capixaba. Mas, atualmente, a instituição passa pelo risco iminente de não ter condições de manter os serviços que presta à população, situação que pode colapsar a rede de saúde regional, uma vez que a Santa Casa é referência, especialmente, no atendimento de acidentados do sul do Espírito Santo. Diante da gravidade de tal situação e da falta de médicos e de equipamentos, que, de forma preocupante, podem resultar na paralisação dos atendimentos de saúde, é imprescindível e inadiável que o Governo do Estado crie uma equipe técnica de atenção exclusiva à Santa Casa de Cachoeiro, e que seja agendada urgentemente uma visita à instituição, para conhecimento da gravidade da situação e elaboração de propostas e soluções definitivas que salvem a Santa Casa de um desastre. Recorremos ao bom senso e a solidariedade do Governo do Estado, em socorro da população de Cachoeiro de Itapemirim e de todo sul do Estado”, disse Ferraço durante seu discurso.
Confira o pronunciamento na íntegra: