Deputado propõe a distribuição de vacinas em dose única à população em situação de rua
Em indicação ao Governo do Estado, o deputado estadual Dr. Emílio Mameri sugere que a vacina Janssen seja distribuída aos municípios em quantidade suficiente para a população em situação de rua
Foi protocolado pelo deputado estadual Dr. Emílio Mameri (PSDB), a Indicação N°1957/2021 que pede a disponibilização das vacinas Janssen para as pessoas que estão em situação de rua. A proposição visa a distribuição, por parte do Governo do Estado, da vacina da Johnson & Johnson aos municípios capixabas em quantidade suficiente para atender toda a população em situação de rua de cada cidade.
Em abril deste ano, uma pesquisa do Centro de Apoio Operacional de Defesa Comunitária (CACO) revelou que no período de maio de 2020 a 15 de março de 2021, foram notificados 5.733 casos de pessoas em situação de rua com suspeita de COVID-19 no Espírito Santo, 1.686 casos foram confirmados e houve um total de 35 mortes.
Em um momento que o isolamento social é a principal orientação dos órgãos de saúde oficiais, as pessoas que se encontram em situação de rua são a parcela da população mais vulneráveis à contaminação e a propagação do Covid-19. “Constantemente expostos ao vírus, muitos não têm acesso a meios de proteção, como as máscaras e álcool 70%. Muitos outros não possuem acesso à internet para conferir o cronograma e agendar sua vacinação”, disse Dr. Emílio Mameri.
A escolha da indicação pela vacina, priorizou o fato de ela ser dose única. Dessa forma, a imunização da população em situação de rua torna-se mais ágil e efetiva, já que o uso de vacina que exige duas doses pode complicar e comprometer a cobertura vacinal desse público. O Estado do Espírito Santo recebeu o primeiro lote de vacinas da Janssen, num total de 31.550 unidades, no dia 24 de junho.
O parlamentar frisa que o direito à vacina é a efetivação do direito à saúde, um direito de todos. “É papel do poder público oferecer respaldo a quem não tem acesso, principalmente aos mais vulneráveis”, afirmou. Ele ressalta, também, a importância que toda a população seja vacinada: “A fé na ciência e a imunização da população é a única forma de superarmos de vez essa pandemia e evitar a morte de milhares de pessoas”, completou.