Deputado quer rota turística em Muniz Freire
A região é conhecida pelo clima de montanha e por produzir café de qualidade
O deputado Pr. Marcos Mansur (PSDB) defende a criação de uma rota turística para o município de Muniz Freire, que fica na Região Sul do Espírito Santo. De acordo com o Projeto de Lei (PL) 595/2021, a “Rota do Vale do Guarani” vai envolver o distrito de Piaçu, destacado por produzir café de qualidade reconhecida nacionalmente, além do clima de montanha.
A topografia acidentada e montanhosa de Muniz Freire – fato que fez com que o município ficasse isolado do desenvolvimento do Espírito Santo até os anos de 1920, por falta de estradas – é um dos atrativos turísticos apontados pelo parlamentar na justificativa do projeto de lei.
“A região possui altimetria acima de 1.000 metros e, portanto, um clima ameno. Neste sentido, promete ser opção para implantação de futuros projetos turísticos de inverno, em especial do ecoturismo e agroturismo. Além disso, possui uma vista deslumbrante de quem chega da Rodovia Federal BR-262 e ingressa na Rodovia ES-181 com destino à sede do município”, explica Mansur.
Durante todo o trajeto da sede de Muniz Freire a Piaçu, no caminho que passa a ser chamado de Rota do Vale Guarani, o visitante poderá desfrutar da cultura do café arábica e de hortaliças.
O PL 595/2021 passará por análise nas comissões de Justiça, Turismo e Finanças antes de ser votado pelos deputados.