Desabastecimento paralisa aplicação da 2ª dose da CoronaVac em Cachoeiro
Moradores com prazo da 2ª dose da CoronaVac vencendo nesta semana, precisam esperar até que o município receba nova remessa. Crédito foto: Márcia Leal/PMCI
A partir desta segunda-feira (26), a aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac precisará ser paralisada, temporariamente, em Cachoeiro de Itapemirim, em razão da situação de desabastecimento do imunizante, que afeta o Espírito Santo e várias regiões do país.
O anúncio foi feito pela própria Secretaria Municipal de Saúde (Semus), do município.
Com isso, os moradores com prazo da segunda dose da CoronaVac vencendo nesta semana não devem procurar as salas de vacinação, até que a cidade receba nova remessa da vacina e orientações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), para remarcação da aplicação.
A Semus tranquiliza esse público esclarecendo que, embora haja a indicação para que a segunda dose seja aplicada até 28 dias após a primeira, não há prejuízo para a eficácia imunológica se a aplicação é feita em intervalo maior. Contudo, a secretaria reforça que é indispensável manter todos os cuidados preventivos relativos ao coronavírus.
Também ressalta que a instabilidade da produção do imunizante – que gerou o desabastecimento nacional e foi ocasionada pela falta de insumos – foi sanada pelo Instituto Butantan na última semana, o que normalizará a distribuição de novas doses aos estados e municípios.
Por fim, a Secretaria frisa que vem seguindo todas as orientações da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde referentes à aplicação da primeira e da segunda dose das vacinas contra a Covid-19.
Marcação 1ª dose
Se por um lado está faltando a 2ª dose, por outro, continua o agendamento on-line de vacinação contra Covid-19 para idosos de 60 a 64 anos, em Cachoeiro. São cerca de 1.100 doses ainda disponíveis para esse público.
Há maior quantidade de doses disponíveis para terça (27) e quinta-feira (29), e poucas para esta segunda-feira (26). A aplicação das vacinas ocorrerá, nesses três dias, em dez Unidades Básicas de Saúde da sede do município.
Feito por meio do site www.cachoeiro.es.gov.br/vacinacovid19, o agendamento é simples. Depois de preencher informações básicas, o usuário só precisa escolher a unidade e o dia para se vacinar, dentre os disponíveis – o horário aparecerá automaticamente.
A Semus orienta que, caso o usuário não consiga agendar a vacinação para uma determinada Unidade de Saúde, ele pode tentar em outra. O mesmo vale para o dia escolhido.
Após a conclusão do cadastro, é emitido um comprovante, que deverá ser apresentado no momento da vacinação, seja impresso, por foto de celular, print de tela, etc. Os demais documentos exigidos na hora da imunização são: documento de identidade com foto; cartão de vacina; cartão do SUS ou CPF.
“Nós disponibilizamos um total de 1,8 mil doses para marcação on-line, que é a única forma de conseguir agendar a vacinação, neste momento. Por isso, nós pedimos aos idosos de 60 a 64 anos que ainda não receberam a primeira dose que não deixem de aproveitar essa oportunidade”, ressalta o secretário de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler.