Do Espírito Santo para o mundo: Empresas levam a beleza e a qualidade das rochas brasileiras para feira na Itália
Direto da Marmomac 2021: Alessandro Giolai, do Conselho de Administração M&M; Matteo Gelmetti, vice-presidente da Veronafiere; Flavia Milanez, CEO M&M; e Tales Machado, Presidente do Centrorochas
Depois de quase dois anos sem a realização de feiras de negócios presenciais, o setor de rochas ornamentais volta a se encontrar durante a Marmomac, feira internacional do setor e uma das mais importantes no calendário anual, que acontece entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro.
Os capixabas Flavia Milaneze e Diogo Broetto, responsáveis pela tradicional Feira Internacional do Mármore e Granito que acontece aqui no Estado (Vitoria Stone Fair), viajaram para a Itália junto do presidente do Centrorochas, Tales Machado; do gerente do projeto setorial It’s Natural – Brazilian Natural Stone, Rogério Ribeiro; e outras 14 empresas com o objetivo de fortalecer parcerias e levar o potencial da feira do Espírito Santo e das rochas brasileiras para o exterior.
Setor de rochas no Brasil
Nos últimos dois anos, o setor de rochas brasileiro, em especial o capixaba, superou os percalços da pandemia e atingiu números muito positivos. De acordo com dados do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), até agosto de 2021, o segmento fechou as exportações com uma evolução de 39,34%, em comparação ao mesmo período do ano passado, acumulando em vendas diretas U$S 831,8 milhões e 1,5 milhão de toneladas de produtos embarcados.
Do total exportado em agosto, o Espírito Santo foi responsável por aproximadamente 84,7% do valor das vendas ao exterior. Além disso, a indústria de rochas naturais é uma das mais relevantes da economia capixaba, representando cerca de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo.
Próxima parada: Vitoria Stone Fair
A retomada das feiras, como a Marmomac, na Itália é mais um marco de extrema relevância para o setor. São eventos que proporcionam um ambiente propício para novos negócios, exibição de lançamentos e produtos, contatos com o consumidor final e compradores de todo o mundo.
Por isso, foi anunciado que Vitoria Stone Fair, maior feira de rochas das Américas que é realizada aqui no Espírito Santo, está marcada para acontecer de 15 a 18 de fevereiro de 2022.
Após o hiato em 2021, consequência dos desafios impostos pela pandemia, a feira de Vitória volta com força total. Com novas propostas, uma nova identidade visual e uma estrutura completamente repaginada, o evento pretende focar cada vez mais no público consumidor final e especificadores, encantando visitantes com uma jornada exclusiva desde a pedra bruta até sua aplicação personalizada.
Para a CEO Flávia Milaneze, o reaquecimento do setor de eventos pós-pandemia e a demanda constante por novidades para construir e reformar são dois impulsionadores para o retorno da feira.
“A pandemia acelerou um processo de reestruturação da feira que já estava em nossos planos e estamos muito felizes com o resultado. Apesar de tantos desafios, o setor de rochas se manteve firme nos últimos dois anos, alcançando recordes de exportação e ganhando relevância internacional pela sua atuação. A feira de 2022 virá para coroar essa performance do setor, oferecendo um espaço personalizado e seguro para a retomada dos encontros presenciais”, disse Flávia.
A Vitoria Stone Fair faz parte do grupo italiano Veronafiere junto com a Marmomac e é administrada, aqui no Espírito Santo, pela Milanez & Milaneze, empresa com mais de 30 anos de tradição na realização de eventos e feiras de negócios.