Documento para pessoa em situação de rua
Vila Velha fez ação coletiva em Coqueiral e Centro
A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Vila Velha, por meio do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), realiza diariamente trabalho de atendimento para as pessoas em situação de rua. Recentemente, o setor fez uma atividade coletiva na região dos bairros Coqueiral de Itaparica e Centro.
A equipe realizou diálogo e reflexão sobre a importância da emissão do Registro Geral (RG), o documento de identificação, também conhecida como carteira de identidade. O objetivo é fazer com essas pessoas consigam obter o documento junto à Polícia Civil.
O RG é uma forma de garantir a cidadania e o acesso a direitos civis e políticos. “A ideia de trabalhar esse tema se deu em razão de grande parte das demandas apresentadas pelas pessoas em situação de rua é a emissão da sua documentação. A falta de documentos acaba dificultando que as pessoas em situação de rua acessem seus direitos,” afirmou a assistente social Eloisa Fantoni.
Ainda de acordo com a coordenadora do Seas, Luciana Colares, este serviço tem como objetivo colaborar com a construção do processo de saída das ruas, bem como possibilitar que o público atendido tenha condições de acesso à rede de serviços e a benefícios assistenciais.
O trabalho foi realizado com o grupo de forma lúdica, assegurando não apenas a reflexão sobre a importância da documentação civil, mas também realizando a escuta qualificada deste público.
De acordo com A.S.C. 47 anos, há três anos na rua e que pediu para não ser identificado ao ser indagado da importância de ter sua documentação civil, relatou que a ausência dos documentos faz falta.
“Não consigo um trabalho porque queria fazer o cadastro no Sine e não posso. Trabalhando eu consigo alugar uma casa porque não quero ficar na rua e agora com o RG vai facilitar minha vida,” finalizou.
Durante os dias de abordagem, oito pessoas foram atendidos, com escuta qualificada, roda de conversa com a temática sobre documentação civil. A equipe criou um projeto com uma dinâmica intitulada “Quem é você? “, que se baseia-se na reflexão sobre a importância da documentação para identificação, bem como para acesso aos serviços e benefícios.
Dos participantes, duas pessoas apresentaram demanda relativas à documentação civil, seja para agendamento para emissão da carteira de identidade, seja para requerimento da segunda via da certidão de casamento. Além disso, um participante que estava de posse de seus documentos originais solicitou do Seas a guarda dos documentos a fim de evitar a perda/extravio.
O Seas tem como planejamento a realização de demais trabalhos coletivos com o público atendido nas demais regiões do município. A população pode acionar a equipe pelo telefone 99281 3444, das 8 às 22 horas, de segunda a sexta e das 8 as 20 horas aos sábados, domingos e feriados.