Eleição parlamentar na Itália neste domingo 25 de setembro
“Capixabas/Italianos” também puderam votar
A Itália realiza eleição parlamentar neste fim de semana. As pesquisas de opinião previram que o grupo nacionalista Irmãos da Itália, de Giorgia Meloni, emergirá como o partido líder e compartilhará o poder com seus aliados, a Liga, liderada por Matteo Salvini, e o Forza Italia, de Silvio Berlusconi.
A Itália também estará elegendo parlamentares para representar suas comunidades de expatriados em um sistema de voto pelo correio que funciona desde 2006, sendo um dos poucos países do mundo que que tem este tipo de eleição. No Brasil são mais de 430 mil eleitores aptos a votar que tem São Paulo um número grande de eleitores e o estado do Espírito Santo também possui muitos cidadãos italianos que receberam os envelopes com as cédulas de votação. Os votos dos cidadãos italianos que moram fora da Itália, precisavam ser enviados até a última quinta-feira (22/09).
A campanha, que se encerrou na última sexta-feira, é proibida no sábado. A votação acontece das 7h às 23h. (0500-2100 GMT) no domingo, com as pesquisas de boca de urna divulgadas quando a votação terminar.
Os cálculos complexos exigidos por uma lei eleitoral híbrida proporcional/primeira após a postagem significam que pode levar muitas horas até que uma contagem precisa de assentos parlamentares esteja disponível.
Foto; Reuters