Em Vitória, Drones garantem mais agilidade e eficiência nas ações de fiscalização ambiental
Equipamento amplia a capacidade de proteção ao meio ambiente
A área ambiental da capital ganhou um importante aliado tecnológico para as ações de fiscalização na última sexta-feira (07). A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) recebeu um moderno drone como parte das estratégias visando maior proteção de importantes ecossistemas da cidade. A solenidade ocorreu durante a manhã da sexta-feira (7), no Parque Vale do Mulembá, e contou a presença do prefeito Lorenzo Pazolini.
Com o novo equipamento, que possui alcance de aproximadamente sete quilômetros e sistema de posicionamento por satélite, será possível chegar aos locais como costões rochosos, interior do manguezal e de mata, impedindo e identificando os indivíduos que se aproveitam das condições geográficas da capital para cometer infrações ambientais.
Durante a cerimônia de entrega do equipamento, o prefeito Lorenzo Pazolini falou sobre a importância dos drones para a otimização do trabalho de fiscalização e monitoramento e alcance de melhores resultados.
Vitória é referência na preservação e na educação ambiental e hoje daremos mais um salto na proteção ao meio ambiente. Estamos trazendo novas tecnologias para preservar a nossa natureza. A partir da aquisição dos drones, poderemos fazer um monitoramento remoto da nossa cidade. Os agentes poderão estar na base ou atuando em outros locais e os drones estarão sobrevoando e fazendo registro fotográfico e, até mesmo, de sons emitidos no local monitorado. Isso fará que a fiscalização ambiental seja muito mais presente, o que demonstra o nosso compromisso com a preservação, com as futuras gerações e com o desenvolvimento sustentável da cidade de Vitória.”
O secretário municipal da pasta, Tarcísio José Föeger, lembrou que seis agentes de proteção ambiental foram capacitados para operar o drone e destacou a operação:
Esta entrega, que representa a união entre a tecnologia e o recurso humano capacitado, importará na maior eficácia e abrangência das ações de fiscalização, ampliando a proteção ao meio ambiente da capital”.
Fonte: Comunicação Prefeitura Vitória