Empresas Brasileiras já utilizam redes 5G privadas
Cada vez mais empresas estão apostando na construção de suas próprias redes móveis privadas em parceria com operadores de telecomunicações
Por Markinhos Libardi
Aproveitando as muitas vantagens permitidas pela alta velocidade do 5G, várias empresas de todos os setores, notadamente da indústria, do setor agropecuário e de infraestrutura, estão colocando em práticas suas iniciativas de modernização.
A ANATEL regulamentou o uso da faixa de frequências destinadas ao 5G privado (3,7GHz a 3,8GHz) em 2022. A partir de então algumas empresas se planejaram para a utilização e saíram na frente com essa nova possibilidade.
O que é 5G privado?
O 5G privado é uma rede ultras segura e de acesso restrito que fornece largura de banda para uma empresa. A rede é menos propensa a problemas de latência, pois é operada exclusivamente para aplicações altamente especializadas e personalizadas. As organizações empresariais utilizam redes 5G privadas para aplicações que incluem robótica e IoT industrial – Internet of Things (Internet das Coisas em tradução livre) – redes e pipelines de dados e facilitação de sistemas de segurança.
Por que 5G privado?
A importância das redes 5G privadas reside na natureza segura destas redes. Ao restringir todo o uso apenas ao acesso prioritário, essa rede fornece a velocidade, a largura de banda e a disponibilidade que muitas organizações precisam para manter o grande volume de processamento de dados, segurança e conectividade de dispositivos em sua arquitetura de dados.
O 5G privado estabelece uma cobertura melhor do que os recursos Wi-Fi 5G de alta velocidade, fornecendo uma cobertura mais completa e confiável para uma determinada base de usuários. Além disso, as redes 5G privadas têm capacidades de personalização que mesmo o Wi-Fi 5G não oferece, permitindo condições e requisitos específicos da indústria e do negócio.
Com a necessidade comum das organizações de fornecer às suas redes altas velocidades de transmissão de dados e baixa latência, as redes 5G privadas têm a capacidade de fornecer o suporte necessário para aplicações eficientes de processamento e armazenamento de dados dentro de uma infraestrutura empresarial.
Quem já utiliza no Brasil?
Várias empresas já estão utilizando ou com projetos em fase de finalização para a sua utilização.
- – A Petrobras, em parceria com a Vivo, tem uma rede privada com 5G que pretende conectar 29 plataformas em alto-mar localizadas nas bacias de Campos e Santos e 17 unidades em terra até o ano que vem;
- – A Rede 5G da Gerdau em sua unidade industrial de Ouro Branco, em Minas Gerais, já conta com milhares de chips conectados;
- – A Nestlé decidiu que sua primeira rede privada de 5G na América Latina seria no Brasil e está investindo desde 2022 na unidade de Caçapava, em São Paulo com a ideia de transformar a sua fábrica de automatizada para autônoma;
- – E a São Martinho do setor de açúcar e álcool, já levou a conectividade 5G para sua operação agrícola em São Paulo e Goiás com investimento de mais de R$ 150 milhões em parceria com TIM, Ericsson e Microsoft.
As redes 5G permitem conectividade empresarial com recursos exclusivos para redes privadas em aplicativos, da borda à nuvem. Com capacidade dedicada, alcance estendido e segurança em todos os ambientes, além de interfuncionamento complementar com as redes Wi-Fi atuais.
Revista 7 Dias / Portal A7 / Brasil Hoje News
O produtor/streamer Markinhos Libardi, colunista da Revista 7 Dias, do Portal A7 e do Brasil Hoje News estará em Las Vegas, nos Estados Unidos, onde esta e outras tecnologias estarão sendo discutidas na Feira NAB Show 2024 com todas as informações da cobertura no Site, na revista impressa e nas redes sociais dos veículos.
Fonte: HPE Newsroom