Maduro: “esta posse venezuelana constitucional não puderam impedir”
ES vai ofertar 50 mil cirurgias eletivas a partir deste segundo semestre
Anúncio foi feito por Casagrande nessa quarta-feira. Entre os procedimentos ofertados estão oftalmológicos, vascular, ginecológico e urológico. Foto: Hélio Filho/Secom
O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou nessa quarta-feira (14), a oferta de 50 mil cirurgias eletivas, para o segundo semestre deste ano. Serão ofertados procedimentos oftalmológicos, geral, ortopédico, vascular, ginecológico, urológico, entre outros.
A medida vai ao encontro do cenário de recuperação da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) no Espírito Santo e a consolidação na diminuição de internações pela doença, que permite a reversão dos leitos para as cirurgias eletivas. Com o Plano de Gestão de filas na garantia ao acesso hospitalar para procedimentos eletivos, denominado “Mutirão de Cirurgias Eletivas”, pretende-se organizar e garantir o atendimento necessário de modo a suprir a oferta anterior e aquela decorrente do último ano de pandemia no Estado.
“Fizemos ampliação na área de saúde que jamais esperávamos fazer em tão pouco tempo e que ficará de legado para a população capixaba. Estou muito feliz, pois as cirurgias eletivas foram uma das primeiras coisas afetadas no início da pandemia. Elas foram suspensas para que pudéssemos ter mais leitos e profissionais de saúde para atender à população. Hoje, quando conseguimos anunciar mais de 50 mil cirurgias eletivas, começamos a pensar que podemos voltar à certa normalidade. A gestão de pandemia e as cirurgias eletivas vão caminhar junto. Assim, vamos dar dignidade a todos”, afirmou o governador Casagrande.
Cirurgias, consultas e exames especializados
Serão ofertadas 50 mil cirurgias que ocorrerão de norte a sul do Estado, em 26 unidades hospitalares, sendo 13 hospitais da rede própria e 13 hospitais contratualizados.
As especialidades médicas para as cirurgias são: oftalmologia, cirurgia geral, ortopédica, vascular, ginecológica, urológica, otorrinolaringologia, proctologia, oncológica, cardíaca, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia torácica, cabeça e pescoço, bucomaxilofacial, neurocirúrgico, cirurgia plástica reparadora, bariátrica, mastologia e a de fenda palatina.
Durante o atendimento do paciente cirúrgico, serão disponibilizadas consultas especializadas e todos os exames pré-operatórios relacionados ao tipo de procedimento cirúrgico.