Esportes de aventura: estudantes fazem trilha no Morro do Moreno
O projeto “Educação Física e os Esportes de Aventura”, desenvolvido com os estudantes do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rita de Cássia Oliveira, que fica em Resistência, levou a turma para uma aula de campo no Morro do Moreno, em Vila Velha, com o objetivo de promover novas práticas experimentais e favorecer o desenvolvimento de competências cognitivas e motoras, além da socialização entre os estudantes.
Acompanhados pela professora de Educação Física Gabriela Souza, a turma fez a tradicional trilha que adentra um dos principais cartões postais capixabas. Segundo a professora, inserir esportes de aventura nas aulas favorece o desenvolvimento saudável da interação social, por meio da cooperação, do respeito à natureza e aos colegas. Além disso, estimula o trabalho em equipe e motiva a prática de atividades físicas.
Em sala de aula, eles vinham trabalhando sobre os esportes radicais que são praticados ao ar livre na natureza, suas características, curiosidades e benefícios à saúde. O local foi escolhido, pois é um famoso destino dos praticantes de esportes como Mountain bike, rapel, escalada esportiva, dentre outros.
“Levar a escola para além dos muros é um desafio, mas vale muito a pena. Principalmente quando organizamos uma atividade que será única na vida deles. Essa aula de campo foi importante para identificar diferentes práticas e modalidades de esportes radicais praticados na natureza, além de proporcionamos aos estudantes um aprendizado de valores, atitudes e condutas, favorecendo-os a desfrutar dos prazeres e emoções que a atividade na natureza pode oferecer”, explicou a professora Gabriela Souza.
Construindo memórias
O estudante Neannder de Oliveira Almeida aprovou a atividade. “A subida foi cansativa, mas a recompensa de chegar lá em cima e se deparar com essa vista maravilhosa, vale muito a pena”, disse. Já a estudante Mônica Santos, disse que irá guardar uma boa memória da aula de campo. “A caminhada foi sofrida, nos esforçamos bastante para chegar até o fim, mas as boas memórias ficarão guardadas para sempre. Foram momentos muito especiais”, contou.
Além de contemplar a bela vista da Grande Vitória no Morro do Moreno, foi realizado um piquenique com lanches saudáveis pela turma.