Exportações capixabas totalizaram US$ 998,51 milhões em junho
Aumento de 2021 foi de 193,24% comparado a junho do ano passado. Foto: Porto Central/Redes Sociais
Em junho de 2021, as exportações capixabas atingiram US$ 998,51 milhões, alta de 35,67% comparado com maio desse ano e, aumento de 193,24%, comparado com junho de 2020. No acumulado do primeiro semestre desse ano, comparado ao mesmo período do ano passado, as exportações do Espírito Santo avançaram 63,96%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Jones dos Santos Neves.
O crescimento nas exportações capixabas, entre maio e junho de 2021, foi liderado pela expansão nas vendas de produtos básicos, que variou +52,36%, no período. Também houve aumento nas vendas de produtos manufaturados (27,27%) e de produtos semimanufaturados (10,12%).
Minérios de ferro e seus concentrados lideraram o crescimento. Também houve crescimento nas vendas de ferro ou aço não ligado, óleos brutos de petróleo, produtos laminados de ferro, rochas ornamentais trabalhadas e granito bruto, em blocos ou placas.
Os Estados Unidos permaneceram como principal destino das exportações capixabas em junho de 2021, com 30,03% do valor total exportado pelo estado, no período. A China ficou no segundo lugar, com 6,67%; seguida pela Malásia, com 5,49%; e Emirados Árabes Unidos, com 5,30%.
Para os Estados Unidos, o estado exportou, principalmente, produtos semimanufaturados de ferro ou aço não ligado, rochas ornamentais trabalhadas, produtos semimanufaturados de ligas de aço e minérios de ferro e seus concentrados. Para a China foram, sobretudo, minérios de ferro e seus concentrados, granito bruto, em blocos ou placas e celulose. As exportações para a Malásia foram concentradas em óleos brutos de petróleo e, para os Emirados Árabes Unidos, foram em sua maioria, minérios de ferro e seus concentrados.