Exposição do Museu da Ilha das Caieiras ganha oficina especial
Em cartaz desde o dia 19 de abril, no Museu Histórico da Ilha das Caieiras “Manoel Passos Lyrio”, a exposição “Absoluto Desconcerto” da artista visual Rossana Cordeiro ganha neste mês de junho a oficina “Fragmentos de paisagens com nanquim e instrumentos alternativos” orientada pela própria artista.
A oficina será realizada em três diferentes datas, 7, 18 e 25 de junho, sendo uma delas abertas ao público.
Nos dias 7 e 18, as oficinas ocorrerão em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
No dia 07, o público será composto por 15 idosos atendidos pelo Núcleo de Integração Social para Pessoas Idosas (Nispi) de São Pedro e, no dia 18, os participantes serão os adolescentes atendidos pelos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de São Pedro e da Praia do Canto no âmbito do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Jovens (Projovem).
“Tratam-se de grupos que respeitamos muito e que necessitam de atividades de socialização e que possibilitem vivências que, em muitos casos, não fazem parte de sua rotina. O acesso à cultura é um direito de todos e é fundamental que os espaços públicos fomentem a aproximação da população com a arte e cultura. A oficina de desenhos, tem como objetivos promover a convivência e dar a oportunidade para novas experiências. Esperamos contribuir para a formação individual de cada participante e incentivar a formação de público apreciador das artes plásticas”, explica o coordenador do museu, Romullo Souza.
No sábado 25 de junho, na sede do Museu da Ilha das Caieiras, na Rua Felicidade Correa dos Santos, 1095, Ilha das Caieiras, das 9h às 11h30, será realizada a oficina aberta ao público a partir dos 15 anos de idade. Nesse caso os interessados deverão se inscrever por meio do link
https://docs.google.com/forms/d/1j3I04mqh2AoTl7iTzPCPlIugC6t_01EdYq5lXjiukEY/edit.
O limite é de 15 vagas e a seleção é por ordem de inscrição. No dia, os inscritos deverão levar flanela, escova de dentes e pentes velhos. Os demais materiais serão fornecidos pela artista.
Absoluto Desconcerto
A mostra “Absoluto Desconcerto” tem atraído grande público ao Museu da Ilha das Caieiras e é composta por obras criadas no período mais turbulento da pandemia de Covid-19.
Nela, fragmentos de paisagens urbanas são retratados em óleo sobre tela e em nanquim sobre papel envoltos nos sentimentos da artista sobre as incertezas trazidas pela doença.
“”Absoluto Desconcerto” celebra a superação da humanidade após uma fase de escuridão, que podou esperanças e nos trouxe tantas perdas”, declara Rossana.
Protagonismo Feminino
Além de “Absoluto Desconcerto”, ainda é possível visitar, no espaço, a exposição “Protagonismo Feminino”, uma homenagem às mulheres da Ilha das Caieiras, até o próximo dia 19.
Serviço
Oficina “Fragmentos de paisagens com nanquim e instrumentos alternativos”
Quando: 7 e 18 (parceria com a Semas) e 25 de junho (aberto ao público)
Inscrições:
https://docs.google.com/forms/d/1j3I04mqh2AoTl7iTzPCPlIugC6t_01EdYq5lXjiukEY/edit.
Onde: Museu Histórico da Ilha das Caieiras “Manoel Passos Lyrio” – Rua Felicidade Correa dos Santos, 1095, Ilha das Caieiras – Vitória
Classificação indicativa: livre