Famosa árvore de Cachoeiro volta a florir
O flamboyant no centro da cidade segue preservado
Após correr o risco de ser cortado, devido a problemas com cupins, o tradicional flamboyant em frente à Câmara Municipal de Cachoeiro voltou a florir. Recentemente, a árvore passou por tratamento, que inclui limpeza e poda.
O risco foi diagnosticado pela prefeitura em maio de 2022, a pedido da Câmara. Um grande buraco já existia na época, por conta dos cupins. Para diminuir o perigo, para o prédio, veículos e pedestres, um relatório preliminar recomendava o corte.
Essa possibilidade teve grande repercussão na cidade, e chegaram muitos pedidos para busca de alternativas.
O presidente da Câmara, Brás Zagotto, explica que uma empresa especializada foi procurada. A solução foi eficaz e com um investimento baixo: um serviço de poda com retirada de erva daninha e cupins.
“Dessa forma, conseguimos preservar esse flamboyant que é histórico. É muito gratificante ver essa árvore se recuperando”, destacou.
A árvore
O Flamboyant da Câmara se destaca por abrigar orquídeas e grande variedade de pássaros. Pela beleza e importância, concorreu ao título de “Patrimônio Natural do Município”, em 2009; disputa vencida pela acácia da Avenida Beira Rio.
O plantio do flamboyant não tem data registrada. Alguns acreditam ter ocorrido por volta de 1903, quando o terreno recebeu o primeiro prédio público – uma foto feita anos depois mostra uma árvore em crescimento ali.
Como o tempo de vida médio dessa espécie é de 70 anos, há quem defenda data mais recente, na década de quarenta, quando o prédio atual foi construído.