Brasil Hoje Cultura Economia Turismo

Festa da Uva tem recorde de público com visitantes de quase todo o país

O movimento de turistas em Jundiaí impulsiona a economia local e reforça a solidariedade

A Festa da Uva de Jundiaí, uma das maiores do país, registrou um recorde histórico de público: 314 mil visitantes, o maior em 40 anos de realização. Este número representa quase 30% a mais do que na edição passada.

A importância do evento pode ser medida em números, com turistas vindos de quase todos os estados brasileiros, de mais de 400 de cidades e até mesmo de 20 paises.

A festa é uma celebração da uva e seus derivados, oferecendo uma programação rica em cultura, gastronomia e tradição, além de estimular a solidariedade e fortalecer a economia local.

Mais números

Já as vendas de frutas totalizaram nesta edição mais de 110 toneladas – aumento de quase 22% em relação às 90,3 toneladas em vendas da edição de 2024. Somente de uvas, as vendas pelas barracas dos bairros rurais do Município presentes na Vila das Frutas somaram 78,7 toneladas, das quais 51,6 toneladas foram somente de Uva Niagara Rosada de Jundiai.

Na parte cultural, nos quatro finais de semana da festa, foram mais de 1,5 mil artistas contratados e a realização de mais de 250 atrações nos 5 palcos e em apresentações itinerantes pelo Parque da Uva.

Festa, economia local e solidariedade

A visitação ao longo dos quatro finais de semana reforça a tradição vitivinícola de Jundiaí e gera um impacto econômico significativo, beneficiando setores como turismo, gastronomia, hotelaria e comércio. Os dados comprovam o impulso econômico que a festa proporciona, distribuindo recursos vindos de diferentes regiões.

Participaram da festa pelo menos 53 entidades assistenciais, 25 bairros, mais de 100 produtores e 45 artesãos.

Um exemplo do impacto social foi a participação da entidade ABCJ – Associação Beneficente e Cultural de Jundiaí, que dobrou a arrecadação vendendo rojão suino, que é carne de porco no espeto. O valor representa 15% das ações educacionais mantidas pela instituição, durante o ano, com menores carentes de Jundiaí.

Comerciantes e artesãos também comemoraram o sucesso das vendas. Clemente Maziero, da Adega Maziero, destacou que a movimentação de moradores da região e turistas superou todas as expectativas, com o aumento de 30% nas vendas de suco de uva e vinho.

Apesar da entrada gratuita, a solidariedade marcou presença no evento. Os visitantes doaram mais de cinco toneladas de alimentos ao Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí. Os donativos estão sendo triados e organizados em kits para distribuição a famílias em situação de vulnerabilidade ao longo do ano.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ellen Camila Martinelli, celebrou a generosidade do público: “Fico muito feliz em ver o quanto os visitantes foram solidários”, afirmou.

Expectativa para 2026

Com recorde de público, programação de qualidade e impacto positivo na economia local, a 40ª Festa da Uva de Jundiaí encerrou sua edição de 2025 com grandes expectativas para o futuro. O planejamento para 2026 já está em andamento, visando novidades que tornem a experiência dos visitantes ainda mais tecnológica e inclusiva.

Marcela Moro, secretária de Turismo, Abastecimento e Agronegócio, adiantou que diversas ideias estão sendo estudadas: “Já estamos planejando a Festa da Uva de 2026, que será ainda mais especial e acolhedora. Pretendemos unir tecnologia e tradição, proporcionando aos visitantes uma interação ainda maior com o evento”.

Sair da versão mobile