Funcionários demitidos da Viação Itapemirim pedem apoio
Representantes estiveram na Câmara de Vereadores de Cachoeiro de Itapemirim pedindo apoio dos vereadores
Adilson Junior, representante de funcionários da Viação Itapemirim, esteve na Câmara de Vereadores de Cachoeiro nesta terça-feira (15), para pedir o apoio dos vereadores em negociações que levem a empresa a quitar o pagamento de dívidas com um grupo de demitidos. Segundo ele, em 2016, já sob o controle de um novo grupo, a empresa entrou em recuperação judicial e, desde lá, 400 empregados cachoeirenses perderam o emprego. No Brasil, disse Adilson, são pelo menos 3 mil ex-funcionários na mesma situação.
“Todos entraram com ação judicial, mas ainda não conseguimos nada, apesar do apoio do sindicato e da divulgação da imprensa. Mas a verdade é que está havendo uma grande omissão de quem devia cuidar do direito dos trabalhadores, o Ministério Público e o Ministério de Trabalho, que não dão nenhuma resposta pra gente”, disse.
Adilson disse ainda que há famílias inteiras passando fome, pois os demitidos não receberam seus direitos, enquanto o passivo da empresa está sendo todo vendido. “Fazem propaganda dizendo que está tudo bem, abrem empresa de Viação, mas dizem que não podem nos pagar devido à pandemia”, criticou.
O representante dos trabalhadores fez questão de preservar a imagem do fundador da Itapemirim, Camilo Cola, que ele considera ter sido pessoa honrada, justa e “de coração imenso”, que sempre cumpriu as obrigações com os funcionários. “Mas a nova empresa que assumiu a Viação Itapemirim está deixando uma mancha na história da empresa, e não tem como combatê-los com as mentiras que eles postam nas redes sociais. É uma briga desleal”, concluiu.