Fuzileiros Navais de 12 Países desembarcam em Itaoca – Itapemirim (ES)
Está acontecendo desde o início do mês no Rio de Janeiro, a Operação UNITAS 2022 que é o exercício marítimo multinacional mais antigo organizado pelos norte-americanos e, nesta edição, tem o Brasil como coordenador e país-sede e conta com uma operação em terras capixabas (Itaoca – Itapemirim – ES)
A operação tem uma fase de porto e uma marítima.
A fase de mar, com três etapas vai desde a preparação onde são feitos exercícios de ações de superfície, antissubmarinas e antiaéreas, de guerra eletrônica e operações de interdição marítima, passando pela fase de exercícios ligados especificamente à segurança marítima e a fase final que acontece nesta semana na Praia de Itaóca no sul do Espírito Santo que é uma etapa anfíbia, que contempla uma simulação de resgate de civis, por meio de uma incursão anfíbia , envolvendo o movimento de um elemento anfíbio multinacional e o emprego de veículos de assalto anfíbio e embarcações de aterragem.
O exercício acontece desde as 7h30 da sexta-feira (16/09) e envolve diferentes armamentos e equipamentos.
Desde 2008, a UNITAS é realizada com uma fase anfíbia. Essa inclusão mostra a importância que a Marinha do Brasil atribui à preparação das Forças para realizar operações de ajuda humanitária e remediação de desastres. Uma das contribuições importantes desse tipo de treinamento é o aprendizado que nós tivemos na ajuda humanitária ao Haiti”, explicou o Almirante Cardoso.
Para o Secretário da Marinha dos Estados Unidos, Carlos Del Toro, essas semanas de intensos exercícios incluem operações complexas em alto-mar, testando a capacidade de ação conjunta internacional, que exige coordenação em todos os domínios.
“O sucesso neste tipo de missão requer uma comunicação constante, cooperação multilateral e, o mais importante, confiança. Confiança na capacidade e decisões das nossas Marinhas e das nossas Nações”, comentou o Secretário.
Foto: Agência Marinha de Notícias