Guarda de Vila Velha encontra armadilhas dentro do Parque de Jacarenema
Agentes da Inspetoria Animal, da Guarda Municipal de Vila Velha, apreenderam armadilhas espalhadas no Parque Natural Municipal de Jacarenema, na tarde desta terça-feira (8), após receberem denúncia anônima de crimes ambientais dentro da área de proteção permanente. Além das armadilhas os guardas também encontraram locais de ponto de extração ilegal de areia.
As armadilhas, feitas de tubos de pvc, estavam com ovos para atrair segundo os guardas, lagartos da espécie Teiú. De acordo com a denúncia recebida, dois homens estariam no local competindo para ver quem capturava mais lagartos.
A denúncia de um morador apontou ainda que os dois homens são os mesmos que estariam extraindo ilegalmente areia da área protegida. As armadilhas foram destruídas e o local terá monitoramento reforçado pela Inspetoria Ambiental e pela Secretaria de Meio Ambiente.
Proibição de caça
O Parque Natural Municipal de Jacarenema é protegido por lei e a caça, pesca, queimada, descarte de lixo e entulhos, são proibidos.
O Parque Natural Municipal de Jacarenema é uma Unidade de Conservação do grupo de Proteção Integral, cujo objetivo básico consiste na preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cénica, possibilitando a realizado de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental.
Com uma área total de 346,27 hectares, está localizado na Barra do Jucu, compreende a Praia da Barrinha, o costão rochoso do Morro da Concha, a manguezal na foz do Rio Jucu, diferentes formag0es de vegetação de restinga e mata ciliar as margens do Rio Jucu. Dentre as espécies de tacam-se aroeira, pitanga, araçá da praia e bromélia. Abriga amostras significativas da fauna regional, como Capivara, Lontra, Jiboia, Surucucu, Sabia da Praia, Garças e Socó.
Foto assessoria