Guarda de Vila Velha recupera 85 veículos em três meses
Oitenta e cinco veículos foram recuperados nos três primeiros meses do ano, pela Guarda de Vila Velha. O número é mais do que o dobro do registrado no ano passado, quando 39 carros e motos foram retirados das ruas da cidade e devolvidos aos donos. A marca foi alcançada nesta terça-feira (29), quando uma moto com restrição de furto e roubo foi recuperada pelo grupamento de motopatrulha, da Guarda, no bairro Vila Batista.
O número de veículos irregulares das ruas, na avaliação do prefeito Arnaldinho Borgo representa os investimentos realizados na Guarda no ano passado e início desse ano, que vão desde de novas viaturas e motopatrulhas, armamentos, capacitação, pagamento de escala extra e também em tecnologia.
“Nossa Guarda está motivada e os números mostram que ela está cada vez mais preocupada em proteger a nossa cidade. Trabalho em conjunto que a cada dia torna a nossa Guarda patrimônio da nossa cidade e orgulho. Mas passa pelos grandes investimentos que fizemos em novas viaturas e motopatrulhas, modernas e funcionais, armamento e capacitação para usá-las e pagamento de escala extra para que nossos inspetores, subinspetores, agentes e até o comando”, explicou o prefeito.
Em janeiro de 2021 a Guarda recuperou 14 veículos. Em fevereiro foram 7 e em março 18 carros e motos. Neste ano foram 54 veículos entre janeiro e fevereiro e 31 recuperados até esta terça-feira.
Veículo 85 recuperado
Um homem de 37 anos foi preso, em flagrante, com várias chaves mixas, usadas para furtar veículos, durante perseguição no bairro Vila Batista, em Vila Velha, na tarde desta terça-feira (29). A prisão foi efetuada por equipes de motopatrulha da Guarda Municipal. O indivíduo resistiu à prisão, tentou fugir mesmo algemado, mas foi contido.
A abordagem aconteceu durante patrulhamento pelo bairro. Os guardas desconfiaram da moto que indivíduo pilotava e a placa do veículo. Na garupa uma caixa com dois capacetes além do usado pelo suspeito. Ao receber voz de parada o homem tentou fugir, em alta velocidade, por ruas e becos do bairro, colocando moradores em risco.
Os guardas acompanharam a moto e, ao entrar em uma viela, o suspeito jogou a moto no chão e tentou correr por um terreno baldio, mas foi preso. O inspetor Neto, que integrou a equipe na ocorrência, disse que o homem resistiu e não colaborou com a identificação.
“Fizemos todo o percurso com cautela e quando foi necessário fizemos rapidamente a abordagem. Ele resistiu à prisão, se jogou no chão, tentou correr mesmo algemado, mas não conseguiu. Durante nossos questionamentos usou outros nomes, na tentativa de não ser identificado”, comentou o inspetor Neto.
Com o indivíduo foram encontradas quatro chaves mixas, que são chaves adulteradas, usadas para forçar trancas e sistema de ignição de veículos, para cometer crimes de furto e roubo. Além disso, após consulta, os guardas constataram que a moto conduzida pelo elemento tinha restrição de furto e roubo. A Honda CG, 125cc, de cor prata, possuía emplacamento grosseiro, formato artesanal.
Na última sexta-feira três veículos foram recuperados no mesmo dia, em um intervalo de poucas horas entre um e outro. O primeiro veículo recuperado foi um Toyota Corolla roubado durante a manhã, no bairro Novo México, por volta das 9h. O carro foi encontrado no Ibes, três horas depois por equipes da motopatrulha. À tarde outros dois veículos, um carro e uma moto, foram localizados, um deles após perseguição e acidente.
O carro tomado em um assalto e apontado por testemunhas como sendo usado em outros crimes na cidade foi perseguido por equipes da motopatrulha, após acionamento da Muralha Eletrônica. Na fuga os criminosos perderam o controle do carro, já em Cariacica, na saída da Rodovia Leste-Oeste, e bateram contra o muro de uma casa. Os suspeitos conseguiram fugir.
Poucos minutos depois outra equipe da Guarda localizou uma moto, sem placa, com restrição de furto e roubo, no bairro Boa Vista. Um dia antes o veículo havia sido furtado no bairro Santa Inês.
Todos os carros e motos recuperados foram removidos, por guincho da Guarda, e encaminhados para a Delegacia Regional de Vila Velha, onde foram registradas as ocorrências e os ficaram apreendidos.
Muralha Eletrônica
A Muralha Eletrônica é um sistema de cerco eletrônico viário, de monitoramento de veículos, com identificação por placa, modelo e cor do veículo. O sistema vigia 24h as entradas e saídas da cidade, além de pontos estratégicos, flagrando veículos com restrição de furto ou aqueles com fundada suspeita de uso por criminosos, além de possíveis automóveis e motos clonados.
Ao todo, serão 19 pontos e 53 pistas monitoradas, num link direto com a Central de Monitoramento da Guarda Municipal, que opera o sistema. O objetivo é reduzir furtos e roubos de veículos na cidade, mas também auxiliar no monitoramento de outros crimes.