Guardas socorrem comerciante com parada cardíaca e o salvam
O subinspetor Meneli e os agentes Monteiro e Laures, da Guarda Municipal de Vila Velha, não imaginavam que o plantão deles iria terminar com um ato de bravura e heroísmo, que garantiu a vida de um comerciante da Glória, nesta sexta-feira (11).
Durante patrulhamento no Polo de Moda, a equipe foi informada que um homem havia infartado e estava sem sinais vitais, em um mini shopping com várias lojas.
Os agentes foram ao local e presenciaram a cena. O comerciante, identificado como Alessandro de Assis, estava caído, recebendo atenção de outros lojistas e clientes. Imediatamente, os agentes começaram o revezamento de massagem cardíaca, enquanto aguardavam a chegada da equipe do Samu. Foram 20 minutos de manobra, na tentativa de recuperar sinais vitais do empresário. O guarda Monteiro afirmou ter mantido a calma e tentou lembrar do treinamento, mas disse que foram os 20 minutos mais demorados de sua vida.
“Passamos por treinamentos constantes e recentes, nos preparamos para atuar em situações como essas, mas nunca esperamos passar. Fizemos a massagem, a manobra e conseguimos recuperar uma vida. Estou muito feliz pelo resultado. Agora é torcer para que ele (a vítima) se recupere bem”, comentou.
O subinspetor Meneli disse que os profissionais do Samu também agiram rápido e, com equipamento na ambulância, continuaram o atendimento e afirmaram que o primeiro socorro foi decisivo.
“Nós continuamos nosso trabalho em conjunto, em revezamento, até que o homem fosse colocado na ambulância. Foi gratificante porque ouvimos dos socorristas que nossa intervenção foi determinante para a reanimação dele”, comentou o guarda.
Após o trabalho, o homem de 41 anos e a esposa foram levados a um hospital de Vila Velha.