I Feira de Profissões On-Line de Cachoeiro foi um sucesso
O projeto teve como objetivo ajudar os estudantes a escolher a profissão que seguirão no futuro
Entre os dias 25/10 a 19/11, foi realizada a I Feira Virtual de Profissões de Cachoeiro, idealizada pelo professor Diogo Lube. O evento foi um sucesso e teve como principal objetivo qualificar a opção de carreira dos jovens, esclarecendo muitas dúvidas sobre as profissões, para facilitar a escolha dos estudantes quando chegar a época do ENEM e do vestibular.
A atividade contou com profissionais de dez diferentes áreas, donos de carreiras consolidadas no Sul do Estado, que se dedicaram voluntariamente nessa edição e se dispuseram para futuras ações dessa natureza.
O médico Bruno Rezende foi um dos que levou todo seu conhecimento para a sala de aula e compartilhou um pouco com os jovens participantes. Para ele, foi uma oportunidade incrível poder dividir um pouco do seu dia a dia.
“Foi um prazer enorme fazer parte da Feira de Profissões e poder falar para tantos adolescentes, tentando mostrar um pouco da minha trajetória e de como é o dia a dia de um médico. O grande objetivo é ajudar na escolha correta da profissão, pois só se faz bem aquilo que é feito com amor. O médico é formado para cuidar das pessoas, mas, para esse cuidado, tem que ter realmente vocação! Além de, obviamente, o gosto pelo estudo”.
Cerca de 200 alunos participaram das reuniões on-line, realizadas pelas manhãs e tardes, com o formato de “roda de conversa”, em que cada profissional pode explicar um pouco sobre sua profissão, mercado de trabalho, responsabilidade social e remuneração. Além disso, os estudantes puderam tirar suas dúvidas.
Geraldo Fabiani Filho, de 16 anos, estudante da escola Guimarães Rosa, foi um dos que avaliou positivamente a oportunidade oferecida. Ele, que pensa em cursar Direito, disse que a feira e os profissionais simplesmente abriram seus olhos para novos horizontes. “Sinceramente, eu gostei muito da Feira, ela esclareceu algumas dúvidas que tinha na minha cabeça, dúvidas que só um profissional como os que estavam lá poderiam esclarecer. Ela também foi muito informativa e abriu novos horizontes para fronteiras que eu não conhecia completamente”.
Devido ao grande sucesso e adesão das escolas, já está sendo pensada a 2ª edição, que acontecerá em 2022.
Após o evento foi aplicado um questionário para avaliar as atividades. Os dados coletados consolidaram uma análise altamente positiva da Feira, atingindo as necessidades dos jovens envolvidos, que apontaram um interesse para as futuras edições: encontros presenciais.
Nesse sentido, o professor e organizador Diogo Lube afirmou: “O planejamento era de encontros que contassem com a presença de todos, mas a pandemia adiou essa proposta. No ano de 2022, nossa expectativa é de um formato híbrido, presencial e on-line, aproveitando essa reunião da juventude cachoeirense para realizarmos um evento aberto para manifestações culturais diversas. O objetivo é garantir protagonismo ao jovem”.