Inclusão e diversidade como propulsores do crescimento dos negócios
Por Renata Nardotto
Estudos recentes indicam que a inclusão e a diversidade nas instituições estão correlacionadas ao melhor desempenho nos negócios. A teoria geral é que um local de trabalho diversificado auxilia as equipes das organizações a se sintonizarem melhor com as diferentes necessidades de seus clientes. Gerir a inclusão e a diversidade já é ação prioritária para muitas das maiores empresas do mundo.
Mas, o que entendemos como gestão da inclusão e diversidade no local de trabalho?
A gestão da inclusão e da diversidade é um encadeamento de princípios e práticas que priorizam uma equipe heterogênea, onde há funcionários de diferentes características (idade, gênero, educação, origem étnica, religião ou crença, orientação sexual, deficiência, além de renda, educação, experiência profissional, estado civil, paternidade, hábitos, comportamento de lazer e localização geográfica) e onde suas necessidades, crenças, ideias e entregas são respeitadas e valorizadas.
A Gartner, empresa mundial de consultoria empresarial, desenvolveu uma pesquisa que mostra que “diferenças de idade, etnia, gênero e outras dimensões promovem o alto desempenho”. A pesquisa aponta que, ao fechar a contabilidade de 2022, 75% das empresas com direção que reflete uma cultura diversa e inclusiva ultrapassarão seus objetivos financeiros.
Um estudo da Harvard Business Review concluiu que as equipes resolvem problemas mais rapidamente quando são mais diversificadas. Ainda, estudo realizado pela Cloverpop mostra que, quando equipes de três ou mais pessoas tomam uma decisão, essa é melhor que a decisão tomada individualmente, e esse fator é aumentado se a equipe tiver uma maior diversidade de gênero, etnia e idade.
Já faz tempo que o pensamento das empresas em formar equipes diversas e adotar práticas inclusivas se pautava somente em satisfazer investidores, mercados ou outros interessados no assunto. O pensamento moderno, e que vai se confirmando por diversas pesquisas, aponta o tema como propulsor de crescimento dos negócios. A inclusão e a diversidade são, além de fatores intrínsecos à responsabilidade social das empresas, evidentes impulsionadores de resultados.