Iniciativa promove acesso de pessoas com deficiência ao esporte
Espírito Santo Esportes

Iniciativa promove acesso de pessoas com deficiência ao esporte

Iriny propõe criação do Programa Estadual do Paradesporto e Atividade Física para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida 

A deputada Iriny Lopes (PT) apresentou o Projeto de Lei (PL) 22/2025, que institui o Programa Estadual de Paradesporto e Atividade Física Adaptada no Espírito Santo. A iniciativa abrange vários aspectos que envolvem as pessoas com deficiência (PcD) e com mobilidade reduzida que se propõem a praticar alguma modalidade esportiva.

O programa visa estimular e difundir a prática de atividades físicas para todas as idades, visando à promoção da saúde, qualidade de vida, autoestima e autonomia desse segmento social; realizar campanhas de divulgação e valorização do esporte voltado para essas pessoas; e sensibilizar e envolver a sociedade no debate do tema.

Iriny Lopes esclarece que a proposta pretende facilitar a adesão das PcDs às várias modalidades esportivas. “O programa tem por objetivo ampliar a participação das pessoas com deficiência nas políticas públicas esportivas, contribuindo no processo de inclusão e autonomia do público-alvo, e no surgimento de talentos paradesportivos”, explica a deputada.

A matéria, lida em plenário na semana passada, segue para análise nas comissões de Constituição e Justiça; de Defesa dos Direitos Humanos; de Turismo e Desporto; e de Finanças.

Acompanhe o andamento do PL 22/2025 na Ales.