Irmã Otília, nossa amada!
Por Cristina Sobreira
São sessenta anos de vida religiosa, sessenta anos de missão divina, ela nasceu para amar e cuidar. Nós, cachoeirenses, somos privilegiados por contar com sua poderosa intercessão.
Ela é a irmãzinha que caminha pelas nossas ruas, com seu hábito branco que reluz sua presença que é pura luz.
Dona de um olhar carinhoso, uma voz mansa e a mão feita para abençoar, ela tem todo o tempo quando abordada nas calçadas pelos seus muitos filhos espirituais.
Impossível deixar de ver nela a presença de Jesus e o amor de Maria. Ela é forte, tem convicções e luta por justiça com a arma poderosa da oração, do diálogo franco, destemido e sensato.
Irmã Otília e seu coração que é só amor, a irmãzinha defensora dos doentes, dos excluídos, dos desprovidos. Irmã Otília, um tesouro inesgotável de bondade e ternura. Ela é incansável em repetir: “a irmãzinha é do povo”. Somos abençoados, ela é nossa.
No dia 23 de julho próximo passado, foi celebrado o seu jubileu de diamante, 60 anos de vida consagrada a Jesus Cristo, através de uma missa emocionante que aconteceu no Centro de Formação Martina Toloni, em Vila Velha.Vê-la adentrar o recinto, com passos firmes e decididos, trazendo nas mãos uma vela de chama forte, tal qual a nossa irmã Otília, foi lindo. Lá estava ela; joelhos no chão, semblante em paz, olhos fixos em Deus, com um sorriso discreto de fé inabalável, no Instituto Religioso das Irmãs Consagradas na Eucaristia, confirmando seus votos de pobreza, castidade, obediência e reafirmando seu compromisso maior de amor e doação ao próximo.
No dia 05 de outubro próximo passado, nossa amada Irmã Otília, completou 90 anos, recebeu muito amor e todo reconhecimento a que faz jus. São 90 anos de uma vida ofertada para amar Deus, incondicionalmente; vivendo plenamente no ensinamento maior que Ele nos deixou: “amai-vos uns aos outros como eu vos amei”.