Espírito Santo Saúde

Janeiro Branco: funcionários do Hifa expressam emoções através da arte

Os funcionários do Hospital Infantil Francisco de Assis (HIFA) participaram de uma ação especial em alusão ao Janeiro Branco, campanha nacional dedicada à conscientização sobre a importância da saúde mental.

A iniciativa, que começou no último dia 24 e que segue até amanhã (31), acontece nas unidades do Hifa Aquidaban, no prédio administrativo, Hifa Ocupacional, em Cachoeiro de Itapemirim, e no Hospital Geral Dr. Luiz Buaiz, em Guarapari, e convidou os colaboradores a expressarem suas emoções por meio da pintura de corações nas cores que representavam seus sentimentos no momento.

A atividade, organizada em conjunto pelo Marketing e pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), teve como objetivo promover a reflexão sobre o bem-estar emocional e mental dos profissionais de saúde, além de fortalecer o sentimento de pertencimento e valorização no ambiente de trabalho.

Joyce Paula, psicóloga do HIFA Aquidaban, destacou a importância da ação. “Ao longo de todo o ano são realizadas muitas ações voltadas à saúde mental dos colaboradores, contudo, no mês de janeiro, fazemos menção ao Janeiro Branco como oportunidade para ampliar nosso olhar e atenção à saúde mental.”

Ela ainda explicou que a ideia de utilizar a arte como ferramenta de expressão surgiu como uma forma lúdica de abordar um tema que ainda é considerado tabu na sociedade.

Por meio de ações como essa, podemos abordar de forma lúdica um tema que, infelizmente, ainda se coloca como um tabu social – fato que impede muitas vezes a procura por um profissional especializado”, disse.

Bem-estar emocional no trabalho

A psicóloga do Hospital Geral Dr. Luiz Buaiz, Rafaella Rufino, reforçou a relevância de discutir o bem-estar emocional no ambiente de trabalho, especialmente entre os profissionais da saúde.

Durante a participação dos colaboradores no processo de colorir, estimulamos a externalização dos sentimentos vivenciados por cada sujeito, e no final da atividade podemos ter um retrato visual de forma lúdica sobre o perfil de sensações que estão presentes no ambiente de trabalho ou que influenciam o clima organizacional”, explicou.

A profissional também enfatizou a necessidade de cuidar da saúde mental durante todo o ano, não apenas no mês de janeiro: “Devido às demandas físicas e emocionais as quais os trabalhadores da saúde estão expostos diariamente no cuidado com o outro, combatendo diversas enfermidades e muitas vezes negligenciando a sua própria saúde mental, se faz necessário não só abordar esse tema no mês da campanha do Janeiro Branco, mas buscar ações que visam chamar a atenção de nossos colaboradores para o autocuidado o ano inteiro”.

Sair da versão mobile