Libertadores – Flamengo e Athletico-PR fazem a final neste sábado 29/10
O dia está chegando e aumentam as batidas do coração
Por Marcos Libardi
Nos últimos meses não faltaram especulações de possível transferência da Final da Libertadores de Guayaquil para qualquer outra cidade da América do Sul, em função da violência no Equador. Relatos de gangues de bandidos dominando os bairros, massacres em presídios, tráfico de drogas, deixou Guayaquil em uma situação preocupante para a organização do evento que, após várias reuniões com as autoridades locais, ratificou o local e a data.
Se não bastasse tudo isso, o portal Trend Detail, anunciou nesta semana que o vulcão Cotopaxi, localizado a 75 Km de Quito, gerou na cidade alerta amarelo, ou seja, uma grande probabilidade de a erupção gerar danos materiais.
Atentos a todos esses fatos, mas focados em seus objetivos esportivos, as equipes do Flamengo e Athletico Paranaense já se encontram na cidade para protagonizar no sábado (29) a quinta final brasileira da história da CONMEBOL Libertadores.
A equipe do Rio de Janeiro ganhou por 4 a 0 o Vélez no jogo da ida na Argentina, e também venceu a volta pelo placar de 2 a 1, no Maracanã, garantindo assim a vaga para encarar o Furacão, que eliminou o Palmeiras.
Bicampeão e finalista em três das últimas quatro Copas, o Fla busca de novo a Glória Eterna contra o time do Paraná, em sua segunda final após 17 anos. Já o vice-campeão de 2005, o Athlético que é bicampeão da Sul-Americana, busca um título inédito.
O Flamengo, derrotado pelo Palmeiras na final de 2021, vai à segunda final consecutiva pela primeira vez em sua história na Libertadores.
Dorival Júnior, o comandante da equipe carioca, busca uma conquista que ainda não tem no currículo. Do outro lado, Luiz Felipe Scolari, bicampeão por Grêmio e Palmeiras (1995 e 99), chega à quarta final em oito Copas disputadas.
O Show artístico das últimas finais das Libertadores foi com a cantora Anitta que se apresentou tanto em 2019 quanto em 2021, no entanto, este ano a Conmebol vai levar o flamenguista Buchecha e o athleticano Jessé
A partida acontece às 17h (de Brasília) no Estádio Monumental Isidro Romero Carbono.