Maio Amarelo em Vitória: minicidade e Guarda apresentarão riscos do trânsito neste domingo
Para encerrar a programação da campanha “Maio Amarelo”, equipes da Gerência de Educação para o Trânsito da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura de Vitória (Setran) e da Guarda Municipal de Vitória estarão no segundo bolsão de estacionamento da Praia de Camburi, neste domingo (29), dando orientações para munícipes e turistas.
Quem passar por lá terá a oportunidade de conhecer e interagir na Transitolândia, uma minicidade colorida e educativa. O objetivo é que, de forma lúdica e participativa, crianças e jovens desenvolvam consciência crítica e construtiva e percebam a importância do respeito às leis de trânsito. “Getinho”, o mascote da Setran, vai brincar com todos e também animará os pequenos.
Apresentação
Serão apresentadas placas de sinalização, faixas de trânsito, além dos semáforos e dos perigos reais que o trânsito pode oferecer. Na Transitolândia, as mais diversas situações em relação ao comportamento, à educação e à segurança nas vias serão apresentadas.
Segundo a gerente de Educação para o Trânsito, Teresa Maria da Silva Neitzel, durante todo o mês de maio até agora, foram cerca de quatro mil pessoas atendidas em escolas, feiras, praças e em eventos.
“Em Camburi, queremos reunir muitos pequenos e seus pais, amigos e parentes num mês que tanto se discute e também refletimos sobre o temas fundamentais no Maio Amarelo”, destacou Teresa.
De acordo com a gerente, alunos do ensino médio e fundamental das escolas públicas e privadas de Vitória receberam muitas informações ao longo de todo o mês.
“Mortes e acidentes são tragédias que poderias ser evitadas com consciência e respeito à vida. O Maio Amarelo é um convite à reflexão e gera muitos resultados positivos”, frisou.
Guarda Municipal
A equipe de Projetos Sociais da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) vai mostrar ao público uma apresentação visual sobre o tema da campanha. Serão distribuídos panfletos orientativos, e as crianças vão poder tirar fotos no quadriciclo e na viatura com os agentes.
“Teremos também a presença de personagens das nossas ações falando sobre vida e morte e a importância de obedecer às leis de trânsito para a preservação de vidas”, disse o gerente de Formação e Assistência Psicossocial da GCMV, Eliezer Neto.
Campanha
Maio Amarelo é uma campanha internacional. A Organização das Nações Unidas (ONU), em 11 de maio de 2011, decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Assim, o mês tornou-se referência mundial para as ações realizadas pela educação no trânsito.
.
Foto Leonardo Silveira