Mais um ano sem a tradicional Festa de Cachoeiro
Comemoração que marca o Dia de São Pedro, Padroeiro da cidade, não é realizada pelo segundo ano consecutivo
Os cachoeirenses devem se lembrar das festas de Cachoeiro de Itapemirim, o Parque de Exposições ficava lotado com diversas barracas. Era maçã do amor, algodão doce, cachorro-quente e várias outras delícias que enchiam os olhos e davam água na boca. Além é claro, dos famosos shows que traziam, muitas vezes, cantores nacionais. Nessa data, era comum ver ônibus lotados, sem espaço para mais ninguém; filas extensas de carros, que já chegavam no trevo do IBC, ou até mais longe do que isso.
É só pensar em Festa de Cachoeiro que todas essas lembranças vêm à tona. Mas há dois anos, por conta da pandemia da Covid-19, tudo têm ficado mesmo só na recordação.
Eventos tradicionais da comemoração, como a Corrida de São Pedro, o Desfile Cívico Escolar, o Encontro dos Amigos da Praça Vermelha, o Baile de Gala e a programação no Parque de Exposições, não foram possíveis pelo segundo ano consecutivo. E olha, eles movimentavam a cidade.
Corrida de São Pedro
A Corrida de São Pedro é um evento tradicional no município, que abre, todos os anos, as comemorações da tradicional Festa de Cachoeiro. Ela acontece há mais de 40 anos e sua última edição, a 41ª, foi realizada em 2019. Nesse ano, a prova chegaria à sua 43ª edição.
Em 2019, participaram 400 crianças na categoria Kids. Já na categoria adulto, mais de mil corredores, entre atletas profissionais e amadores capixabas e de outros estados, participaram dos percursos que foram de 5, 10 e 15 quilômetros.
Desfile Cívico Escolar
Outro evento é o Desfile Cívico Escolar realizado na Linha Vermelha, na altura do Museu Ferroviário Domingos Lage. Escolas municipais participavam da festividade que, a cada ano, trazia um tema diferente. No último realizado em 2019, o tema foi “Um dia no país das maravilhas”, inspirado no clássico da literatura mundial “Aventuras de Alice no País das Maravilhas”.
Além disso, outras entidades também participam como Tiro de Guerra, Apae, Guarda Civil Municipal, bandas, Corpo de Bombeiros, Polícia, grupos da sociedade civil, entre outros. A população podia acompanhar tudo de perto, nas arquibancadas montadas no local.
Encontro dos Amigos da Praça Vermelha
Já é tradição o Encontro dos Amigos da Praça Vermelha, que fica na entrada da Ponte de Ferro. Realizada há mais de 30 anos, em 2021 seria a 34ª edição de um evento que reunia família e amigos.
Baile de Gala
O Baile de Gala é um evento oficial da Festa de Cachoeiro desde 1939, completando em 2019, 80 anos. A festa contava com muita bebida, comida, shows e claro, tudo isso com pessoas vestidas de modo bem elegante, como a comemoração pede.
Parque de Exposições
Há anos, o Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, que fica no bairro Aeroporto, é palco das principais atrações da festa. São diversas atividades realizadas no local como parque de diversões, fazendinha, rodeio e apresentações musicais de diversos gêneros, com atrações nacionais. Na última festa, se apresentaram o cantor sertanejo Felipe Araújo e o sambista Diogo Nogueira.
É triste ver que por dois anos seguidos, a população cachoeirense não consegue festejar como antes, entretanto, é óbvio que entendemos toda essa situação e a necessidade de nos cuidarmos, de evitar aglomeração, de usar máscara e todos os protocolos já ditos repetidas vezes. Mas a esperança de dias melhores nos faz crer que em breve, poderemos voltar a comemorar de novo.