Márcia Leal se torna a primeira fotógrafa especializada em fotografia pet em Cachoeiro
Há 30 anos no mercado, a profissional resolveu unir duas de suas paixões: a fotografia e os animais
Há 30 anos, Márcia Leal trabalha como fotógrafa. Nascida no Rio de Janeiro, ela veio para Cachoeiro de Itapemirim com um ano de idade, por isso, é uma cachoeirense do coração. Como profissional, já possui uma extensa e sólida carreira na região, participando de grandes e importantes coberturas.
Agora, Márcia resolveu investir em mais um seguimento, unindo duas de suas maiores paixões: a fotografia e os animais. Com isso, ele acaba de se tornar a primeira profissional especializada em fotografia pet no município.
O mercado pet vem se desenvolvendo e cada vez mais, criando novidades e movimentando a economia. A fotógrafa então, veio observando essa ascensão e, resolveu investir neste ramo, afinal, fotos podem ser guardadas para o resto da vida e, para muitos, os pets são mais que amigos, são como filhos.
Inclusive, ela contou que precisou fazer um curso fora para se aprimorar mais na área. “Fiz um curso em São Paulo, pois para a fotografia pet tem métodos diferentes, tem que ter todo um cuidado, tem higienização que é fundamental. Então, no fim do ano passado, na época do Natal, comecei a fazer alguns ensaios e, devagar estou entrando nesse mercado. A cada dia que passa estou mais apaixonada”, contou.
Márcia explicou que as fotos podem ser feitas em estúdio ou externa, em família e na casa da própria pessoa, caso preferir. Ou seja, elas podem ser tiradas em qualquer ambiente. A ideia é que o pet esteja bem à vontade.
“A diferença de fotografar um animal de uma pessoa é que cada um tem seu jeito. O pet tem um estilo próprio dele, tem um amor muito inocente, por isso, o tutor, que conhece bem seu bichinho, precisa estar sempre por perto, entendendo caso ele não queira mais fotografar, para não deixá-lo irritado. O animal fica cansado e estressado, o corpo dele fala, é onde precisamos ter paciência e entender as necessidades dele. Já com pessoas é mais fácil, principalmente, para aguentar horas fotografando”, afirmou Márcia.
Trabalho vem conquistando o público
A estudante de Arquitetura e Urbanismo, Maira Vitória Silva e Silva, de 20 anos, levou seus dois cachorrinhos, para serem fotografados por Márcia. O Snow, poodle com maltês, de 4 anos, e o Luke, um spitz alemão de 2 anos. “Eu trato eles como meus filhos, porque eles foram anjos mandados para cuidar de mim. Eles que me ajudaram e ajudam a superar a depressão, com seu amor e companheirismo. Como não tenho filhos ainda, os trato assim porque foram feitos para mim”.
É só olhar os cliques e perceber que eles arrasam nas poses. Inclusive, os doguinhos têm até Instagram, @snow.e.luke.
Maira disse ainda ter ficado muito feliz com o resultado, além de super indicar para outras pessoas que também tenham a vontade de guardar essas lembranças. “As fotos foram muito especiais porque conseguiram congelar e marcar o amor deles. É impossível não se sentir bem ou até mesmo rir com tanta fofura. Já que não são eternos, quis eternizar esse momento com eles. Eu amei o resultado das fotos, a Márcia conseguiu capturar todo a essência deles. Super recomendo o ensaio para quem assim como eu é apaixonada por pets e os consideram membros da família”.
Se alguém quiser conhecer mais sobre este trabalho, o Instagram é @petbookmarcialeal.