Monsenhor Antônio Rômulo Zagotto morre aos 74 anos
A notícia foi confirmada pela Diocese de Cachoeiro. Sepultamento está marcado para esta tarde em Castelo
Faleceu nesse domingo (12), em Cachoeiro de Itapemirim, aos 74 anos, o Monsenhor Antônio Rômulo Zagotto. A informação foi confirmada pela Diocese do município, mas a causa da morte não foi informada.
Monsenhor Rômulo nasceu em 23 de julho de 1947, no município de Castelo – ES. Após concluir o curso superior em Ciências Sociais, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Madre Gertrudes de São José”, em Cachoeiro de Itapemirim, ingressou no Seminário “Santo Antônio”, em Juiz de Fora – MG, no ano de 1974, para dar início à sua formação ao ministério.
Em 15 de dezembro de 1977, foi ordenado diácono na Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Castelo, por Dom Luís Gonzaga Peluso, então Bispo Diocesano de Cachoeiro de Itapemirim. Em 16 de dezembro de 1979, na mesma paróquia, foi ordenado presbítero.
Durante seus mais de 40 anos de dedicação e trabalhos eclesiais na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim exerceu serviços como vigário e pároco em comunidades nos municípios de Mimoso do Sul, Cachoeiro de Itapemirim e Rio Novo do Sul. Em 2003, devido a nomeação de Dom Luiz Mancilha Vilela como Arcebispo Metropolitano de Vitória, Monsenhor Rômulo foi eleito administrador diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, atividade que exerceu até a posse de Dom Célio de Oliveira Goulart, como terceiro Bispo Diocesano de Cachoeiro de Itapemirim em setembro daquele mesmo ano. Monsenhor Rômulo foi vigário geral na Diocese de Cachoeiro de 1999 a 2011. Além de inúmeros serviços prestados no âmbito pastoral e social.
Em nota, a Diocese de Cachoeiro disse que o sepultamento será às 13h30 em Castelo. Informou ainda que por estar em tempo de pandemia da Covid-19 e seguindo a recomendação das autoridades sanitárias, as despedidas se darão nesta segunda-feira, 13 de setembro de 2021, da seguinte forma:
07:00 às 09:00 – Velório na Catedral de São Pedro.
As pessoas que desejarem fazer a sua última homenagem ao Monsenhor Rômulo deverão formar uma fila no pátio da Catedral e apenas passarão diante do féretro, não sendo permitida a permanência no interior do templo.
09:30 – Missa de Exéquias na Catedral de São Pedro sendo somente permitida a entrada de presbíteros, de familiares e dos que tomarão parte na liturgia.
10:15 – Traslado para a Catedral de São Pedro para a Matriz Nossa Senhora da Penha, em Castelo – ES.
11:30 às 12:30 – Velório na Matriz Nossa Senhora da Penha em Castelo – ES.
12:30 – Velório reservado aos familiares.
13:30 – Sepultamento no cemitério local.