Moradores da Serra começam cursos de culinária dentro de “carreta”
Cursos são ofertadas em uma carreta transformada em sala de aula e cozinha
O que eu aprender aqui, vou ajudar as pessoas, vou levar para os idosos que precisam do meu trabalho”.
A declaração é de José Marcelo Batista, 44 anos, morador de Planalto Serrano, aluno de uma das oficinas ofertadas pela Prefeitura da Serra em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Os cursos tiveram início na última terça-feira (27), em Planalto Serrano, e são ministrados dentro de uma carreta transformada em sala de aula.
A carreta-escola estará estacionada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ismênio de Almeida Vidigal, em Planalto Serrano, até o próximo sábado (1). Depois, segue para Vila Nova de Colares, na Estação Cidadania Esporte, onde serão ministradas aulas para os moradores da região, de 4 a 8 de outubro.
Em seguida, a carreta vai para Novo Porto Canoa, na Estação Cidadania Cultura, que terá oficinas de 11 a 17 de outubro. Ainda havia vagas para os cursos ofertados para Vila Nova de Colares e Novo Porto Canoa (veja a lista de oficinas ao final da matéria).
Prefeito: “É pelo empreendedorismo”. O prefeito da Serra, Sergio Vidigal, destacou o investimento que a prefeitura tem feito nas pessoas:
Estamos priorizando os bairros que são estigmatizados, para quem não tem oportunidade. E vai muito além de inserir no mercado de trabalho, é pelo empreendedorismo também. Porque muitos poderão fazer o curso e depois abrir seu próprio negócio. No passado, empreendedorismo era necessidade. Hoje, é opção, por isso tem dado mais certo. E é função da prefeitura dar condições e oportunidades para isso”.
A secretária municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Cláudia Silva, reforçou a fala sobre a qualificação dos munícipes.
Esse é o pontapé inicial. Essa gestão tem uma preocupação muito grande em fazer investimento em pessoas. Obras começam e finalizam, mas investir em pessoas é contemplar várias gerações. Ficamos muito felizes da parceria com o Senai, que contempla o programa Qualis Serra e que engloba outros cursos”, declarou.
Já o gerente-executivo de Educação do Sesi e Senai ES, Max Alves, parabenizou a Prefeitura da Serra pelo foco em capacitar os moradores e destacou a estrutura e o trabalho que as instituições desenvolvem.
Quero parabenizar a Serra pelo diferencial. Uma empresa que quer investir em uma cidade, olha se ela tem mão de obra capacitada, qualificada. Um município que investe na educação profissional e na qualificação, sai na frente. Nós temos 13 carretas diferentes, com áreas diferentes de atuação, como mecânica, panificação e costura. Essa estrutura móvel é uma opção para levarmos a qualificação para as comunidades e a Serra aproveitou isso para qualificar seus moradores”, disse.
INSCRIÇÕES:
Podem se inscrever pessoas acima de 16 anos. Para fazer a pré-inscrição é preciso preencher um formulário online: FAÇA SUA PRÉ-INSCRIÇÃO AQUI.
Alguns cursos: Alimentação Vegana, Alimentação Saudável para a Terceira Idade, Aproveitamento Integral dos Alimentos: Uso do Abacaxi, Saladas, Alimentos Aliados no Combate ao Colesterol Alto e Alimentação Saudável para Diabéticos.
A ação faz parte do Qualis Serra, programa da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (Seter) em parceria com o Senai. Serão ao todo 13 cursos, sendo 27 turmas com 16 alunos cada, totalizando 432 moradores participantes nos três bairros.
Texto: Elisa Rangel/Secom – Foto: Tom Paparazzy/Secom-PMS