Museu do Pescador em Vitória reabre com exposição em homenagem às mulheres
Local estava fechado há dois meses e reabre hoje com a exposição do artista plástico Brenno Baessa. Foto: Prefeitura de Vitória
Quer apreciar uma exposição sobre o universo feminino em um dos locais mais bucólicos e tradicionais da capital? O Museu Histórico da Ilha das Caieiras “Manoel Passos Lyrio”, que estava fechado há dois meses, reabriu suas portas com chave de ouro, nesta terça-feira (18), com a exposição “Mulheres”, do artista plástico Brenno Baessa.
“A ideia dessa mostra surgiu no mês de fevereiro, para que aproveitássemos o mês da mulher e rendêssemos essa homenagem, mas foi necessário fechar as portas devido ao agravamento da pandemia (conforme decreto nº 4838-R, de 17 de março de 2021, do Governo do Estado), o que modificou o nosso cronograma. Porém, jamais poderíamos deixar de homenagear todo esse universo feminino, tão cheio de potencial e representatividade”, afirmou o coordenador do Museu do Pescador, Rômullo Souza.
Ao todo, estão sendo expostas 40 obras, constituídas por pinturas em acrílico, divididas em spray sobre tela e spray sobre papel.
“Minha intenção é celebrar, em especial, as mulheres da Ilha das Caieiras, onde vivem as desfiadeiras de siri que preparam a torta capixaba, um dos pratos mais representativos da culinária capixaba”, disse Brenno Baessa, que atua na área desde 2015 e já expôs suas obras em países como Estados Unidos, Portugal e Espanha.
“A escolha das obras, que retratam mulheres de diversas origens étnicas, é um ponto forte porque a Ilha das Caieiras é uma comunidade multicultural. Sua origem é marcada pela presença de brasileiros de outros estados, imigrantes alemães e portugueses misturados aos povos nativos da região. O tributo oferecido às mulheres dessa comunidade é um gesto de respeito e reconhecimento das suas qualidades”, completou Rômullo Souza.
A exposição fica no Museu do Pescador até o dia 20 de junho.
Cuidados com a pandemia
A coordenação do Museu do Pescador destaca que todos os protocolos e normas de prevenção contra o coronavírus serão seguidos, conforme recomendação das autoridades sanitárias.
O local comporta, neste momento, o número máximo de seis pessoas por vez e o uso da máscara em seu interior é obrigatório, bem como o uso de álcool em gel será exigido.
O Museu do Pescador funciona das 10 às 18 horas, entre terça e sexta-feira, e das 12 às 16 horas, aos finais de semana.
Não é necessário realizar o agendamento prévio para visitação.
Onde fica
Museu do Pescador
Rua Felicidade Correia dos Santos, nº 1095, Ilha das Caieiras – Vitória/ES