Limpeza nas ilhas de Vila Velha
Itatiaia e Pituã recebem a atividade neste sábado (16)
A Prefeitura de Vila Velha promoverá um mutirão de limpeza nas ilhas Itatiaia e Pituã sábado (16), a partir das 7h. A ação contará com a participação de servidores, voluntários, atletas, autoridades do mar, parceiros e comunidade local, que recolherão o lixo e microlixo tanto da parte terrestre quanto da parte marinha do arquipélago que encanta quem o visita.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo, explica que a ação visa não apenas realizar a limpeza local, mas também a sensibilizar a população quanto à importância de manter os ambientes naturais de Vila Velha limpos.
“O descarte irregular de lixo e microlixo é prejudicial aos oceanos. Embora estejamos realizando uma ação de coleta específica, nosso principal objetivo é sensibilizar todos os voluntários envolvidos neste processo e promover sua divulgação. Estamos conscientes de que cada pequena ação conta para preservar nossos preciosos ecossistemas marinhos”, destacou.
Durante a ação, é necessário estar atento ao sol, e a orientação é que os voluntários se protejam com protetor solar, garrafinhas de água para hidratação, além de chapéu e blusa UV. Serão disponibilizados sacos para coleta e distribuição, além de luvas.
Regras das ilhas:
Os visitantes são bem-vindos para participar da ação de limpeza e em seguida tomar um banho de mar, relaxar e curtir a tranquilidade da natureza, ou se preferir praticar mergulho. Entretanto, todos os visitantes devem respeitar as regras de uso local:
- Não fazer fogo, mesmo com o uso de lenha ou carvão trazidos do continente;
- Não cortar, nem danificar de outras formas a vegetação;
- Não acampar;
- Não deixar lixos ou quaisquer materiais estranhos ao ambiente;
- Não introduzir plantas ou animais;
- Não levar animais domésticos;
- Não perturbar a fauna residente ou migratória.
Passeio
É bom lembrar ainda que o arquipélago das Ilhas Itatiaia é local de reprodução das andorinhas-do-mar-de-bico-amarelo e andorinhas-do-mar-do-bico-vermelho e, devido a isso, não podem ser visitadas entre os meses de abril a novembro.
Já a Ilha Pituã permanece aberta durante todo o ano para realização de passeios junto às equipes de barqueiros que realizam o translado para a ilhas e são devidamente capacitados e preparados para atender os visitantes.