Nova gestão da Secretaria da Fazenda de Vitória atrai bancos que buscam convênios
Quando eleito, o prefeito municipal de Vitória Delegado Pazolini (Republicanos) montou sua equipe de transição que, para o cenário político e econômico, deu o tom da prosa. Um dos nomes escolhido é o do professor Aridelmo Teixeira (NOVO) que até então não havia atuado na gestão pública, porém trouxe consigo um imenso cabedal de conhecimento da iniciativa privada.
Pois bem, não deu outra. Com menos de 100 dias de gestão, a Secretaria de Fazenda vem se destacando, positivamente, na cena econômica da capital. Aridelmo e sua equipe receberam nesta semana propostas de instituições financeiras públicas e privadas com interesse na gestão da carteira do funcionalismo, além da prestação de outros serviços.
Tradicionalmente, o Poder Executivo da capital lidava apenas com bancos públicos, porém a atual equipe da SEFAZ está estudando propostas de cinco bancos. As possibilidades de negociação vão desde a alocação de dinheiro em ativos que ofereçam maior rentabilidade até a gestão de pagamentos dos servidores ativos, aposentados e pensionistas.
Aridelmo revelou que tem dialogado com representantes do Bradesco, Santander, Caixa Econômica, Banco do Brasil e Banestes, além de uma agenda futura com a XP Investimentos.
“Até agora a Prefeitura vinha trabalhando apenas com bancos públicos, porém percebemos situações em que os ativos no banco estavam com uma remuneração abaixo daquelas praticadas pelo mercado” disse o Secretário.
Aridelmo Teixeira é Fundador da FUCAPE Business School. Professor e Doutor em Controladoria e Contabilidade pela USP. Coordena o InspiraES.