Novembro Azul: HECI e GAPPCI lançam campanha de conscientização com realização de exames
Exames PSA serão distribuídos para homens entre 50 e 69 anos pelo Projeto Rastrear. Confira como se inscrever
O Hospital Evangélico (HECI) e o Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro de Itapemirim (GAPCCI), sempre estiveram engajados na luta contra o câncer. Este ano, a Campanha Novembro Azul traz três perguntas que podem salvar vidas, são elas: Você já fez seu PSA anual? Você tem realizado atividade física regularmente? Você tem controlado seu peso?
Desta forma, neste mês de novembro, serão distribuídos exames de PSA para homens entre 50 e 69 anos pelo Projeto Rastrear. As inscrições podem ser feitas pelo site casadeapoiocancer.org.br a partir do dia 01 até o dia 15 de novembro.
Segundo dados do HECI, que é referência no tratamento oncológico clínico e cirúrgico em todo sul do Estado, em 2020, 134 homens foram diagnosticados com câncer de próstata. Além disso, 60% dos cânceres de próstata são diagnosticados em homens com 65 anos ou mais e a chance de cura quando descoberto em sua fase inicial é superior a 90%.
Segundo o urologista Dr. Hernane Schwartz, o PSA é um exame de sangue que é um marcador de alterações de doenças da próstata. “Quando o PSA está alterado a gente faz uma biópsia da próstata. Quando a biópsia resulta positivo para câncer, a gente faz o tratamento. Esse tratamento pode ser feito com cirurgia, radioterapia, bloqueio hormonal e acompanhamento, dependendo do perfil do paciente”, explicou o médico.