Novo Hospital do Câncer
O sul do ES comemora essa grande conquista para a saúde
Dia 24 de janeiro, no auditório do Sest/Senat, aconteceu o evento de lançamento do edital de licitação para a construção do novo Hospital do Câncer de Cachoeiro de Itapemirim. Nesta primeira etapa da obra, que consiste na preparação do terreno, com serviços de terraplanagem, estabilização, contenção e drenagem, serão investidos R$ 7,8 milhões, por meio de convênio celebrado pelo Governo do Estado com o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI). O HECI já é a referência em tratamento oncológico do sul do estado, mas o projeto do novo espaço praticamente dobra a capacidade de atendimento existente, tendo 94 leitos, cinco salas cirúrgicas, 10 Unidades de Terapia Intensiva e 15 novos consultórios médicos, dentre outras estruturas. Somente o crescimento de consultas especializadas previsto é de 60%.
O novo hospital é resultado de uma mobilização que uniu bancada federal, governo do Estado, prefeitura municipal e diversas lideranças. Estiveram presentes no evento, o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho; o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço, os deputados federais Evair de Melo e Norma Ayub, os deputados estaduais Bruno Resende, Allan Ferreira e Luciano Machado, o presidente do Conselho Deliberativo do Hospital Evangélico, Elizeu Crisóstomo, subsecretário de estado da saúde Erico Sangiorgio; dentre outros membros da comunidade, autoridades e lideranças dos municípios do Sul e Caparaó capixaba.
“Hoje é um dia de grande alegria para nós do Hospital Evangélico. A construção deste novo hospital do câncer vai ampliar muito o serviço de oncologia, beneficiando não só o sul do estado, mas todo o Espirito Santo e outros entes que atendemos”, afirmou o Presidente do Conselho Deliberativo do Hospital Evangélico, Elizeu Crisóstomo.
O deputado Evair de Melo comemorou: “O câncer não é uma doença solitária do indivíduo, sofre a família, o bairro e toda comunidade. Edificar esse novo hospital e vê-lo de portas abertas para os capixabas é uma obrigação de todos nós. O sul do estado vai curar o seu ´câncer`.”
Iniciando o primeiro mandato já com esta boa notícia, o deputado Bruno Resende destacou: “Difícil falar do Hospital do Câncer sem se emocionar, porque é o sonho de uma vida. É um hospital 100% SUS, com assistência qualificada e humanizada para quem importa de verdade, para o paciente e seus familiares. “.
“Cachoeiro por si só é a quinta cidade mais populosa do Espírito Santo e, somando aos outros municípios da região, o novo hospital estará à disposição de aproximadamente 700 mil pessoas. Esta é a minha primeira agenda em Cachoeiro nesse novo governo, e logo tratando de um investimento tão importante e tão desejado em nossa cidade e no Sul”, ressaltou o vice-governador Ricardo Ferraço.
Sempre atuante nas pautas da saúde, a deputada Norma Ayub registrou a emoção desta conquista: “Hoje vivi um dia de muita alegria no meu coração! Uma realidade que começa a se desenhar graças ao recurso de 25 milhões de reais que indiquei junto à bancada capixaba. Eu digo isso com muito orgulho, porque foi uma batalha vencida bravamente!”