Maduro: “esta posse venezuelana constitucional não puderam impedir”
Número de incêndios em vegetação neste ano é quase seis vezes maior do que em 2020, em área do 3ºBBM
A média de chamados de incêndio em vegetação no mês de julho de 2021 foi de 4,6 ocorrências por dia. Só no último domingo, foram 13 chamados recebidos
O 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do ES tem recebido diversos chamados de atendimento a ocorrências de incêndio em vegetação no mês de julho desse ano. Isso tem causado grande preocupação, afinal, os números já são quase seis vezes maior, do que o registrado no mesmo período em 2020.
Em 2021, de 01/07 até o último sábado (24/07), foram recebidos 112 chamados pelos bombeiros. Já no mesmo período do ano passado, (01/07 a 24/07), foram 19.
A média de chamados de incêndio em vegetação no mês de julho de 2021 foi de 4,6 ocorrências por dia. Porém, somente no último domingo (25), foram 13 (dados não contabilizados na comparação anterior).
Segundo o Corpo de Bombeiros, incêndios nessa época são comuns, por questões relativas à época de estiagem. “Entre os meses de junho até outubro, o 3ºBBM se prepara com reforços no aparato logístico específico e no efetivo para esta demanda nas ocorrências de incêndios florestais. Há um regime de “sobreaviso” entre os militares e mesmo durante a folga eles têm ciência de que podem ser acionados de forma extraordinária”, informaram.
Vale frisar que no período de maio até o final do mês de outubro de cada ano, é proibida a queima controlada em todo o Espírito Santo. Queimadas para limpeza de áreas, não podem ser realizadas durante esse intervalo. Quem for pego colocando fogo pode responder por infração ambiental, sujeito a multa, além da obrigação de recuperação ambiental da área afetada.