O Atlético Itapemirim é o Campeão da Série B Capixaba
Partida teve duas viradas e no fim a equipe de Itapemirim levou a melhor
Por Marcos Libardi
O Atlético Itapemirim conquistou na tarde deste sábado o título de campeão capixaba da Série B de 2022 ao vencer o Porto Vitória por 3 a 2, no estádio Kleber Andrade, em uma decisão que teve partida única.
Equipe que é tradicional no futebol capixaba, o “Galo da Vila”, como é chamado, é um dos poucos times do Espírito Santo que já foi campeão das três competições profissionais organizadas pela Federação Espírito-santense de Futebol: Copa ES e Capixaba da Série A em 2017 e agora, campeão invicto da Série B de 2022.
No ano passado bateu na trave sendo eliminado nas semifinais perdendo nos pênaltis para o CTE. Este ano a história foi diferente e, mesmo com todas as expectativas voltadas para o Porto Vitória e para o Jaguaré, a equipe de Itapemirim venceu o “favorito” na decisão e em consequência, tem a oportunidade de estar novamente na elite do futebol estadual no próximo ano novamente, a Série A do Campeonato Capixaba.
A partida foi bastante movimentada, com as duas equipes buscando o gol desde o início tendo o Atlético saído na frente aos 15 minutos do primeiro tempo com gol de Wesley Júnior. O Porto reagiu imediatamente e o artilheiro “quarentão” Edinho empatou de cabeça aos 29 minutos.
As duas equipes voltaram empolgadas para a etapa complementar e logo aos 6 minutos Rodriguinho virou o placar para o Porto depois de um lindo lançamento. Essa primeira virada não abalou o adversário que continuou buscando o jogo e aos 13 minutos Carlinhos chutou duas vezes para empatar a partida novamente.
O gol decisivo veio para o time do Atlético aos 31 minutos deste 2º Tempo que tocando a bola com calma, conseguiu envolver a equipe do Porto e encontrou espaço com o Alemão que finalizou de fora da área.
Aos 38 Minutos, depois de uma bola chutada pelo Rodriguinho, a bola bateu no braço do João Moura dentro da área do Atlético e o Juiz não teve dúvida em marcar pênalti que o próprio Rodriguinho foi para a batida e chutou na trave desperdiçando a oportunidade de empatar a partida.
Porto Vitória e Atlético Itapemirim já tinham conquistado o acesso, eliminando São Mateus e Jaguaré, respectivamente, nas semifinais. E a decisão foi neste jogo único, vencido pelo Atlético-ES.
Ao todo, o Atlético chegou ao título fazendo dez jogos, com oito vitórias e dois empates, terminando o campeonato invicto.
CONFIRA OS TIMES DA ELITE DO FUTEBOL CAPIXABA EM 2023
Com os acessos de Porto Vitória e Atlético Itapemirim, o Campeonato Capixaba de 2023 terá mais as seguintes equipes: Nova Venécia, Serra, Real Noroeste, Estrela do Norte, Vitória, Rio Branco A.C., Vilavelhense e Desportiva
Este ano, os rebaixados na primeira divisão do Campeonato Capixaba foram Rio Branco de Venda Nova e CTE Colatina.
Escalações:
Porto Vitória – Jordan, Thainler, Wesley, Max Miller e Espeto Jr, Matheus Santos, Anderson, Thiago e Carlos Vitor, Rodriguinho e Edinho. Técnico: Erich Bomfim
Atlético Itapemirim – Felipe, Guilherme, Emanuel, João Moura e Dodô, Mikael, Carlinhos Alexsandro e Alemão, Igor Santos e Wesley Jr
Arbitragem:
Árbitro: Rudimar Goltara (FES)
Assistente 1: Marcos Caetano (FES)
Assistente 2: Leonardo Entringer (FES)
Quarto Árbitro: Rafael Oliveira (FES)