O Carnaval do Brasil começa em Vitória
Desfile das Escolas de Samba da Grande Vitória aconteceu no último fim de semana
Por Markinhos Libardi
Já faz algum tempo que o desfile das escolas de samba da Grande Vitória é realizado uma semana antes da data tradicional do carnaval. Ou seja, uma semana antes dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo.
E é por isso mesmo que o desfile das escolas de samba de Vitória (da Grande Vitória pois participam Escolas de Samba de Vila Velha, de Cariacica e da Serra) é uma das maiores atrações do carnaval do Espírito Santo onde reúne milhares de foliões e espectadores no chamado “Sambão do Povo”. As escolas se dividem em dois grupos: o especial, que conta com as mais tradicionais e premiadas agremiações, e o de acesso, que abriga as novatas e as que buscam uma vaga no grupo principal.
Entre as escolas do grupo especial, três vêm se destacando nos últimos anos pela rivalidade e pela qualidade: a MUG – Mocidade Unida da Glória – Vila Velha, a Unidos de Jucutuquara – Vitória (que disputam o título há anos) e mais recentemente a Independente de Boa Vista – Cariacica.
A MUG é a atual campeã, tendo conquistado o troféu em 2023 com um enredo sobre a cidade de Colatina, no Noroeste capixaba. A Jucutuquara ficou em segundo lugar, com um desfile sobre migrantes que escolheram o Espírito Santo para morar.
Para 2024, as três escolas não deixaram por menos e trouxeram para a avenida desfiles que surpreenderam o público que lotou as arquibancadas e camarotes do “Sambão do Povo”. A MUG, atual campeã do Carnaval de Vitória contou a história de Homero Massena, pintor mineiro que se consagrou nas pinturas sobre o cotidiano capixaba. A Jucutuquara trouxe um enredo sobre a história do Mosteiro Zen de Ibiraçu, um dos principais pontos turísticos do Espírito Santo. Já a Escola de Cariacica, a Boa Vista, trouxe o enredo “Viana Divinamente Brasileira” mostrando história da cidade vizinha.
A Novo Império, da região da Grande Santo Antônio, em Vitória, fez uma homenagem a cidade de Barra de São Francisco. Chegou o que faltava, da Grande Goiabeiras fez uma homenagem ao Centro Cultural Glória. Unidos da Piedade exaltou sua própria história com “Quilombo Piedade” e a Pega no Samba, escola da Consolação contou a história dos Emirados Árabes Unidos.
Grupos de acesso
Passaram pela avenida também as escolas do Grupo A, na sexta-feira, dia 2 de fevereiro; e as escolas do Grupo B, no domingo, dia 4 de fevereiro.
Grupo A: Andaraí, Mocidade da Praia, Imperatriz do Forte, Independente de São Torquato, Império de Fátima, Unidos de Barreiros, Independente de Eucalipto.
Grupo B: Chega Mais, Rosas de Ouro, Mocidade Serrana, União Jovem de Itacibá, Tradição Serrana.
Os sambistas de todas as escolas estão confiantes e animados para saber quem conquistou o coração dos jurados e do público.
Markinhos Libardi é um profissional multi-mídia: Streamer, produtor de conteúdo, cantor, compositor, letrista, colunista, dublador, músico, radialista, ex-bancário e técnico de futebol…