Operação Lobo-Guará: PC prende cinco pessoas
A Polícia Civil do Espírito Santos (PCES), por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha, com o apoio da Guarda Municipal (GMVV) e a Guarnições da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) do município, deflagraram, na última quinta-feira (31), a Operação Lobo-Guará, nos bairros da Grande Terra Vermelha e Guaranhus, no mesmo município. O objetivo da ação foi dar cumprimento a 15 mandados de busca e apreensão domiciliar. Durante a ação, cinco pessoas foram presas.
De acordo com o titular da DHPP de Vila Velha, delegado Tarik Halabi Souki, a ação visou combater o tráfico de drogas na região. “Obtivemos informações concretas de que os traficantes locais escondiam e enterravam drogas, armas, acessórios e materiais de embalo em uma região de mata. Em dado momento, visualizamos a aproximação de três indivíduos. Ao ser dado voz de parada sacaram uma arma de fogo, efetuando disparos contra os policiais”, explicou.
Durante diligências no bairro Guaranhus, a equipe policial prendeu três homens de 19, 23 e 31 anos. Na residência dos suspeitos de 23 e 31 anos foram apreendidos uma pistola de calibre 9 mm; 33 munições do mesmo calibre e 121 pinos de cocaína, 48 pedras de crack e R$ 735 em dinheiro. Já o jovem de 19 anos é suspeito de cometer tentativa de homicídio contra os policiais da DHPP de Vila Velha e por envolvimento no tráfico de drogas.
Ao checarem o histórico criminal dos presos, os policiais encontraram em desfavor do suspeito de 19 anos um mandado de busca e apreensão domiciliar, além de um mandado de internação provisória expedido pelo juízo da 2ª Vara da Infância e da Juventude de Vitória, quando este ainda era menor de idade. Contra o indivíduo de 23 anos constou que ele é evadido do sistema penitenciário capixaba; e contra o conduzido de 31 anos há indicação de prisão domiciliar.
Já no bairro João Goulart, um casal – ambos com 19 anos –, foi preso. No interior da residência os policiais conseguiram apreender 380 pinos de cocaína, 415 pedras de crack, três porções de cocaína, 340 buchas de maconha, um tablete de maconha e um silenciador de pistola e R$ 8.188 em espécie.
Todos os suspeitos foram autuados por tráfico de drogas, exceto o jovem de 19 anos, que responderá pelos crimes de tentativa de homicídio e também por tráfico de drogas. Todos os indivíduos foram encaminhados para a unidade prisional, ficando à disposição da Justiça.
Operação Lobo-guará: o nome da operação tem origem no significado da palavra Guaranhus: campo onde vive o lobo-guará, e que nomeia a um dos bairros onde aconteceu a ação.