Os desafios da inovação digital nos meios de comunicação e entretenimento debatidos na maior Feira do setor do mundo
Por Markinhos Libardi
Em abril, acontece mais uma vez a maior Feira da indústria de transmissão, mídia e entretenimento do mundo: A NAB Show Las Vegas – USA.
O evento foi projetado para aqueles profissionais que estão todos os dias trabalhando para atrair ouvintes e envolver espectadores em maior número para obter maior alcance.
“NAB” vem de “National Association of Broadcasters” – algo como Associação Nacional de Emissoras – e é verdadeiramente um “Show” produzido anualmente em Las Vegas nos Estados Unidos que reúne milhares de profissionais de conteúdo de todos os cantos do ecossistema de transmissão, mídia e entretenimento. Tudo, desde a criação até o consumo, todo o ciclo de vida do conteúdo está presente nesta Feira.
Nós estivemos lá em 2022 e aproveitamos para conversar com diversos participantes de todo o mundo, inclusive do Brasil que tem uma área toda reservada para empresas brasileiras.
Num mundo onde a inovação digital está transformando rapidamente as indústrias tradicionais de radiodifusão, meios de comunicação e entretenimento, a NAB Show é a maior vitrine mundial da tecnologia e das ferramentas que os criadores precisam para melhorar continuamente a qualidade do conteúdo e da entrega. Neste ano, haverá muitas sessões que irão explorar o papel da IA – Inteligência Artificial – no fluxo de trabalho de produção.
Haverá exposições interativas, painéis de especialistas, workshops práticos e eventos de networking com foco em criadores, equipamentos, canais de distribuição e técnicas de monetização.
A programação é altamente interativa com workshops práticos e eventos de networking. Os especialistas cobrirão os tópicos mais oportunos, como:
No ano passado, teve um fórum voltado exclusivamente a pequenos e médios mercados de rádio, abordando desafios como a digitalização das emissoras, recrutamento de talentos e estruturação dos departamentos comerciais. As mesas de debates trataram de assuntos relevantes, como promoções digitais, criação de eventos e aplicações práticas de ChatGPT, destacando a importância de se adaptar às novas tecnologias. As discussões revelaram diferentes experiências entre os grupos de rádio, em relação às equipes de vendas digitais e offline, e o uso de ferramentas de inteligência artificial.
Também houve debates sobre o futuro do rádio no Brasil e a busca pela modernização do setor que reuniu líderes dessa indústria e representantes do governo brasileiro para debater a modernização da legislação e o avanço digital no setor de radiodifusão. O próprio Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, esteve presente na Feira e destacou ações recentes e futuras do governo, como a revisão das normas e a elaboração de um Manual para auxiliar os radiodifusores.
Como sempre, a NAB Show deste ano promete muitas novidades e nós vamos contar tudo para os amantes do entretenimento aqui no Portal A7
Markinhos Libardi é um profissional multi-mídia: Streamer, produtor de conteúdo, cantor, compositor, letrista, colunista, dublador, músico, radialista, ex-bancário e técnico de futebol…