PCES deflagra segunda etapa da operação ‘Cavalo de Troia’ e recupera mais de mil peças em desmanche clandestino
A Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Cachoeiro de Itapemirim recuperou mais de mil peças de veículos em um desmanche clandestino, descoberto na segunda fase da Operação Cavalo de Troia, deflagrada nessa sexta-feira (11). O local usado para desmanchar veículos roubados fica no bairro Coramara, em Cachoeiro de Itapemirim, e o material recuperado é avaliado entre seis e oito milhões de reais.
A ação é continuidade da investigação iniciada no ano passado. A primeira fase da Operação Cavalo de Troia ocorreu em julho de 2021, quando foram recuperados, aproximadamente, 200 motores de carros, em outro desmanche clandestino.
“A equipe da Deic vinha monitorando furtos e roubos de veículos ocorridos no sul do Estado, notadamente caminhonetes, quando, acabou por localizar um ponto onde criminosos desmanchavam e guardavam peças de veículos subtraídos. Nas diligências dessa sexta-feira, os policiais adentraram o imóvel e se depararam com centenas de peças de veículos. São cerca de quatrocentas caixas de marcha, duzentos eixos completos e mais de quinhentas peças diversas”, relatou o titular da Deic de Cachoeiro, delegado Rafael Amaral.
Entre as peças apreendidas, os policiais identificaram partes de um caminhão subtraído na última terça-feira (08), no município de Marataízes. O veículo pertencia a uma empresa de produção de eventos e estava carregado com móveis e ornamentos. A equipe recuperou todos os itens que foram subtraídos junto do caminhão, avaliados, segundo a proprietária da empresa, em aproximadamente R$ 40 mil.
Não havia ninguém no desmanche clandestino, no entanto, parte do grupo criminoso já está identificada e as investigações continuam em andamento. “Agora todo o material recuperado será encaminhado para a perícia, para confirmar a origem de cada peça, e nossas diligências prosseguem com o objetivo de prender os responsáveis por esses crimes”, afirmou o delegado.