Polícia Militar divulga planejamento do policiamento para a Festa da Penha 2022
A Polícia Militar divulgou, na tarde desta quinta-feira (14), o planejamento operacional para o policiamento que será empregado durante a Festa da Penha 2022. A 452ª edição acontece entre os dias 17 e 25 de abril.
A Festa da Penha é a terceira maior festa religiosa Brasil e será a primeira a ser realizada presencialmente após o período de restrição importo pela pandemia de Covid-19. Por conta disso, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), espera que um grande número de pessoas circule pelo entorno do Parque da Prainha, em Vila Velha, durante a festividade religiosa.
Além do empenho da Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil, estarão presentes em todos os eventos programados pela organização da Festa da Penha, atuando de forma integrada e coordenada com o Exército, Marinha, Polícia Rodoviária Federal e Guardas Municipais de Vila Velha, Serra, Cariacica e Vitória.
Durante a Festa da Penha serão empregados 1.130 agentes de segurança pública, destes 700 serão policiais militares. Em entrevista coletiva realizada na Sesp, o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Marcio Celante Weolffel, informou que todo o planejamento das forças de segurança na Festa da Penha está pronto para atender às demandas dos romeiros.
“Nesse planejamento foi possível integrar os esforços de todas as forças de segurança em um trabalho que será feito de forma a somar esforços para garantir a segurança de todos os devotos de Nossa Senhora da Penha, em um grande evento do nosso Estado”, informou o secretário de Segurança.
O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, informou que o policiamento será composto por equipes que realizarão patrulhamento ostensivo a pé, com viaturas em pontos-base e o reforço de especializadas como o Regimento de Polícia Montada (RPMont), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Batalhão de Missões Especiais (BME) e Batalhão de Ações com Cães (BAC).
Também faz parte do planejamento o emprego de policiais do serviço reservado, que atuarão descaracterizados nas aglomerações, identificando possíveis princípios de tumultos para repassar informações aos militares fardados. Serão ainda utilizados drones para fazer o mapeamento aéreo, permitindo uma visão ampliada de todo o cenário do evento.
“Queremos garantir a segurança dos romeiros em um momento de grande aglomeração de pessoas, inibindo que indivíduos mal-intencionados possam praticar crimes. É por isso que a segurança será reforçada e o policiamento velado estará presente”, alertou o comandante-geral. Esse trabalho será realizado tanto na área do evento quanto nos municípios da Grande Vitória.