Policiais militares participam de ação conjunta contra transporte escolar clandestino
Na manhã da última quarta-feira (20), policiais do Batalhão de Polícia de Trânsito da PMES, em conjunto com agentes do Detran e da Delegacia de Delitos de Trânsito, realizaram uma operação contra motoristas de vans clandestinas que atuavam nas escolas do bairro Bela Vista, em Cariacica.
Uma denúncia anônima motivou a operação conjunta. De acordo com levantamentos, as vans realizavam o transporte de crianças diariamente e de forma irregular.
O comandante do Bptran, tenente-coronel Glariston Fonseca Nascimento, alerta pais e responsáveis dos riscos inerentes à contratação deste tipo de serviço: “pais e responsáveis devem ficar atentos à segurança de seus filhos e tutelados. Ao contratar um serviço de transporte escolar é necessário verificar se o prestador possui cadastro no Detran e se cumpre todas as exigências legais para a prestação do serviço”, disse. Ainda de acordo com o comandante do Bptran, as exigências são importantes porque garantem a segurança das pessoas transportadas, especialmente quando se trata de crianças.
Além do registro junto ao órgão executivo – Detran – o veículo deve ser submetido à inspeção duas vezes ao ano, quando serão avaliadas as condições de todos os itens de segurança, que devem estar em condições perfeitas de uso. Além disso, deve atender outras exigências que identifiquem adequadamente o veículo como de transporte escolar.
Durante a operação foram flagradas duas vans irregulares, ambas recolhidas ao pátio do Detran e seus proprietários autuados pela infração. Eles também responderão pelo exercício ilegal da profissão.
Além das vans, foi flagrada uma condutora inabilitada que pilotava uma moto, carregando uma criança que estava sem capacete. Típica infração de elevado risco, principalmente à criança que estava na garupa. A moto também foi recolhida ao pátio do Detran.
Outras operações desta natureza poderão ser realizadas. As denúncias são importantes e podem ser feitas através do Detran ou do 181.