População vai às ruas manifestar contra aumento do IPTU em Cachoeiro
Protesto aconteceu durante a tarde desta terça-feira em frente a Praça Jerônimo Monteiro, no centro da cidade
O aumento nos valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Cachoeiro de Itapemirim não tem repercutido bem pela cidade. Tanto que na tarde de hoje (8) uma manifestação foi realizada em frente à Prefeitura e a Câmara Municipal de Cachoeiro.
Com faixas e cartazes com dizeres contra o aumento, manifestantes foram até a Praça Jerônimo Monteiro, que fica no centro da cidade e pediam que motoristas que fossem contra o novo IPTU buzinassem em forma de apoio.
Os boletos do imposto foram divulgados na semana passada pela Prefeitura de Cachoeiro, desde então, o assunto tem gerado indignação de vários cachoeirenses.
Muitas pessoas foram demitidas, perderam suas rendas, fecharam seus negócios devido a pandemia. Por isso, qualquer tipo de aumento nesse momento, não está sendo bem visto.
Uma moradora da cidade que não quis se identificar nos contou que no ano passado, a conta do IPTU não chegava R$100, nesse ano com o reajuste, o valor chegou a quase R$370.
Os vereadores de Cachoeiro chegaram a fazer uma reunião nessa segunda-feira (7), para discutir o aumento na cobrança. Eles ficaram de pedir que as alterações sejam revistas pela prefeitura, ainda que seja necessário negociar com o Tribunal de Contas e o Poder Judiciário.
Por enquanto, os novos valores seguem sendo cobrados. A cota única e a primeira parcela do imposto vencem em 15 de julho, para os contribuintes de todas as regiões do município.